O que é parentalidade responsável?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Pode-se sintetizar a parentalidade responsável como a dinâmica de relacionamentos entre pessoas comprometidas, assentada sobre a afetividade, concebida como dever de colaboração entre parentes e buscando o cumprimento da função social da família.

Os tipos são: Autoritário, Democrático, Negligente ou Permissivo.

É dever dos pais assistir, educar e criar os filhos menores, conforme dispõe o art. 229 da CF/88, regulamentado pelo Código Civil, que impõe a ambos os genitores o dever de sustentar, guardar e educar os filhos menores (art.

Se houver consenso entre os interessados, é possível realizar o procedimento de forma particular, realizando o teste de DNA em laboratório. Se o resultado for positivo, o pai pode comparecer no cartório onde foi registrado o filho e declarar a paternidade para averbação junto ao registro de nascimento da criança.

Participando do parto, caso seja uma escolha da gestante, para aumentar o vínculo pai-mãe-filho(a). Compartilhando com a parceira os cuidados com a criança, como banho, alimentação, troca de fraldas e roupas, acompanhar as consultas e vacinas, brincar, entre outras atividades.

Hodiernamente a questão da parentalidade está sendo apresentada por três enfoques distintos, a saber: o biológico (vinculação genética entre ascendentes e descendentes), o registral (explicitado na identificação contida no assento de nascimento/registro civil da pessoa humana) e o socioafetivo (que envolve aspectos de ...

Existem quatro tipos de estilos parentais, ou seja, o modo como os pais lidam com os filhos e os educam para o mundo. São eles: negligente, permissivo, autoritário ou autoritativo/democrático.

Pesquisas mostram que pais informados e participativos na educação de seus filhos tornam as crianças mais confiantes, uma vez que o engajamento dos responsáveis, por meio de uma parentalidade positiva e consciente, fortalece o apego seguro.

O conceito parentalidade vem sendo utilizado para descrever o conjunto de atividades desempenhadas pelos adultos de referência da criança no seu papel de assegurar a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento pleno. A palavra “parentalidade” é uma derivação do termo original em inglês “parenting”.

A Rede Nacional da Primeira Infância define o conceito de parentalidade como um conjunto de atividades desempenhadas pelo adulto de referência da criança a fim de assegurar sua sobrevivência e seu desenvolvimento pleno.

Conforme diretrizes do CNJ, a oficina de parentalidade corresponde a um programa educacional e preventivo. Não tem por objetivo resolver conflitos específicos e sim provocar reflexões para que cada pai e mãe possa decidir qual o melhor caminho sobre seu papel parental.

Na legislação há clara definição da figura do responsável legal para cada uma das situações acima: no caso de filhos menores, os pais são os responsáveis; no caso de menor de idade sem pais que assumam esta condição, têm-se o tutor igualmente designado em juízo, e para os maiores, com discernimento comprometido, são ...

Mas até qual idade os pais mandam nos filhos? Segundo o Código Civil, os pais têm o dever de sustento até os 18 anos de idade dos filhos. Porém, após a maioridade, há o dever de prestar assistência.

“Portanto, a partir dos 21 anos de idade, o novo Código Civil de 2002 presume que o filho, além da plena capacidade civil para todos os atos da vida em sociedade, tem condições de se colocar no mercado de trabalho, desvinculando-se financeiramente do pai por obrigação legal”, completou.

Necessário esclarecer desde já que a falsa paternidade biológica é a situação em que a pessoa é induzida a acreditar na paternidade, realizando o reconhecimento voluntário por erro de filho que não é seu, como também a hipótese em que a ação judicial é manejada individualmente, tendo como resultado uma falsa atribuição ...

Teste de Paternidade (Duo) - R$378,00 - Labi Exames.

A prática caracteriza-se como toda interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos pais, pelos avós ou por qualquer adulto que tenha a criança ou o adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância.