O que é parcelas vencidas e vincendas?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

No caso de prestações vencidas, deve-se calcular a Renda Mensal Inicial e definir a Data de Início do Benefício.... Por fim, é preciso corrigir monetariamente cada parcela e somar todas elas! Já no caso das vincendas, é necessário multiplicar o valor atual do benefício que o cliente deveria estar recebendo por 12.

Que se há-de vencer; cujo prazo de pagamento há-de chegar ao fim (ex.: capital vincendo; dívida vincenda).

1º. Quando se pedirem prestações vencidas e vincendas, considerar-se-á o valor de umas e outras. 2º. O valor das prestações vincendas será igual a uma prestação anual, se a obrigação for por tempo indeterminado ou por tempo superior a 1 (um) ano, e, se por tempo inferior, será igual à soma das prestações.

Parcelas vincendas podem entrar na execução de ação de cobrança.

Que está por vencer ou quase vencendo, falando especialmente de dívidas, juros, contratos ou acordos cujo prazo está prestes a terminar: contratos vincendos; prestações vincendas.

Quando se pedirem prestações vencidas e vincendas, considerar-se-ão apenas as vencidas. O juiz não pode corrigir o valor da causa de ofício, devendo intimar a parte para que o faça no prazo de 5 (cinco) dias. A toda causa será atribuído valor certo, exceto se não tiver conteúdo econômico imediatamente aferível.

Quem tem que pagar o valor da causa? O valor da causa, quando visa benefício econômico, é devido pelo réu e deve ser pago ao requerente da ação. Todavia o ideal seria se o valor da causa fosse fixado de forma definitiva desde o início da ação (arts. 290 e 319 do CPC) e assim permanecesse até o encerramento do processo.

O valor da causa é o valor econômico a ela atribuído. Ou seja, o potencial proveito econômico para as partes que demandam a tutela jurisdicional. E equivale, então, à monetarização dos fatos e fundamentos jurídicos da causa.

Começa imediatamente após o término do período aquisitivo e corresponde a outros 12 meses. O colaborador que conquista o direito às férias em 01º de março de 2021 deve recebê-las e gozá-las, integralmente, até que isso complete 01 ano. Em caso contrário ela será considerada como férias vencidas.

333, do CC, que estabelece que o credor poderá cobrar dívida antes do vencimento quando: i) houver a falência do devedor ou concurso de credores; ii) se os bens, hipo- tecados ou empenhados, forem penhorados em execução por outro credor; ou iii) se cessarem ou se tornarem insuficientes as garantias de débito ...

Se você usou o rotativo (valor pago entre o mínimo e o total da fatura) ou deixou de pagar a fatura do mês anterior, a opção de parcelamento para a fatura atual é o Parcelado fácil. Nessa opção, é indicado um valor de entrada mais 24 parcelas fixas.

O pagamento é 20% da média de uma porcentagem de 80% das últimas contribuições, com base em cada mês de atraso, e juros de 0,5%. Ademais, será necessário quitar a multa de 10% sobre o valor da contribuição. Essa é uma forma de realizar o cálculo da multa INSS em atraso autônomo.

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

Para fazer o cálculo, deve-se considerar que o mês possui 30 dias, e, cada dia terá uma porcentagem diária de multa de, no máximo, 0,033%. Essa porcentagem deve ser multiplicada aos dias de atraso. Por exemplo, se forem 10 dias, 10 vezes 0,033%, cujo resultado é 0,33%.

Havendo vencidas e vincendas, somam-se todas as primeiras e mais as segundas, até o limite de doze." Portanto, quando se pedirem prestações vencidas e vincendas, o valor da causa deve ser igual à soma de umas e de outras, entendimento que já se consolidou em todos os tribunais, inclusive pelo STJ.

Destarte, o condomínio poderá usar diretamente da Ação de Execução em vez de passar por todo o procedimento da Ação de Cobrança, podendo desde o início requerer a penhora de bens, ativos financeiros ou até mesmo a penhora do imóvel que gerou a referida taxa condominial.

A ação de execução de título extrajudicial é nada mais, nada menos do que uma ação judicial visando o recebimento de valores oriundos de algum título de crédito específico que ficou em aberto. Pode ser um cheque, uma nota promissória, etc.