O que é parcela compulsória?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O parcelamento compulsório é uma iniciativa do Banco Central para proteger os clientes dos juros do crédito rotativo, cobrados sobre o valor não pago da fatura. Segundo essa medida, após 30 dias, o banco ou instituição financeira deve oferecer condições mais vantajosas para o cliente quitar a dívida.

Caso você entre nesta modalidade, o parcelamento será feito em 12x fixas com juros de até 12,99% ao mês. Lembramos que está previsto no contrato, e o Parcela Pronta também é informado em sua fatura, sendo demonstrado no quadro azul, logo abaixo dos lançamentos da fatura.

O acionamento do Parcelamento Automático ocorre no 5º dia útil após o vencimento da fatura, quando o cliente faz um pagamento menor que o valor mínimo exigido na fatura e acima do valor de entrada do plano de 24 vezes ofertado pelo Banco.

É possível cancelar o parcelamento do cartão de crédito? Se você entrou no rotativo e o banco fez o parcelamento automático da sua fatura do cartão de crédito, saiba que é possível cancelar esta operação. Para isso, entre em contato com o seu banco e faça a solicitação alegando que deseja pagar o total.

Caso tenha interesse, você pode antecipar as parcelas restantes do seu parcelamento compulsório. Para isso, basta acessar o Super App > Cartões > Produtos > Antecipação de Parcelamento. Antes de confirmar, você poderá verificar os valores que serão lançados na sua fatura.

Portanto, o depósito compulsório é um dos principais dispositivos de política monetária utilizados pelo Banco Central para regular a liquidez de moeda na economia e controlar a capacidade de crédito do sistema financeiro.

O empréstimo compulsório é um tributo de competência exclusiva da União, ou seja, do Governo Federal. Ele é utilizado quando o país se encontra em situação financeira delicada, na qual é impossível arcar com os gastos.

Parcele sua fatura em até 24 vezes. Ao pagar a fatura nos terminais de autosserviço das Lojas Atacadão o limite é liberado na hora.

A taxa de juros na prática
Neste caso, você deixaria uma dívida de R$950 e, sobre esse valor, vão incidir impostos e juros do crédito rotativo. Se você atrasar o pagamento mínimo, também vai ter que pagar multa, mora e juros remuneratórios. E quanto mais atrasar, mais os juros e encargos aumentam.

Tem como cancelar o parcelamento automático do cartão? Sim. O cliente não tem obrigação de aceitar o parcelamento automático, e pode entrar em contato com a instituição financeira solicitando o cancelamento.

Atenção: Como o limite parcelado é pago em parcelas na fatura, ele é liberado de acordo com a parcela paga e só estará totalmente liberado após pagar todas as parcelas.

Parcelamento da fatura
Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas. Resumindo, o limite total só é restituído após o parcelamento ser quitado.

Evita atrasos de pagamento: ao parcelar a fatura, o cliente pode evitar juros por atraso, mantendo a pontuação de crédito positiva. Melhora do fluxo de caixa: ao parcelar a fatura, o cliente pode manter suas outras despesas e investimentos em dia, melhorando o fluxo de caixa.

Sim, o indivíduo que não deseja utilizar o parcelamento automático pode entrar em contato com a instituição e solicitar o cancelamento. Alguns bancos podem apresentar essa opção em seu aplicativo digital, basta que o indivíduo quite as suas parcelas e clique em “cancelar parcelamento automático”.

Para que você cancele uma compra parcelada em seu cartão de crédito, você precisará primeiro informar a loja em que fez a compra, que deseja o cancelamento. Ao cancelar uma compra parcelada no cartão de crédito, você vai receber também o estorno equivalente às parcelas que já foram pagas.

4) Para saber se o débito automático está ativo em seu parcelamento deve-se consultar o extrato, essa informação consta logo em seguida das informações das parcelas: 5) É importante também o contribuinte consultar o seu próprio extrato bancário para ter certeza que ocorreu o débito da parcela.