O que é paradoxo na psicologia?
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
O que é paradoxo em raciocínio lógico?
Um paradoxo lógico consiste em duas proposições contrárias ou contraditórias derivadas conjuntamente a partir de argumentos que não se revelaram incorrectos fora do contexto particular que gera o paradoxo.
Quais são os paradoxos que a psicologia trabalha?
2) A psicologia trabalha paradoxos constantemente desde os primórdios. Quais seriam estes paradoxos, levando em conta que a Psicologia é uma ciência que trata do humano e do social? a) Saber entre humano e o científico. b) Saber entre o biológico e o social.
O que significa paradoxo humano?
Porém, o ser humano não é uma equação matemática e ele responderá das maneiras mais diversas em virtude de sua relatividade e, assim, para não sofrer nas relações humanas devemos entender que o ser humano é paradoxal, ou seja, as coisas podem caminhar diferente do que pensamos.
Qual o sinônimo de paradoxo?
1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.
O que causa um paradoxo?
Ocorre quando alguém volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e por causa de algo que faz, impede sua versão passada de viajar futuramente ao passado, tal como fez, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente e uma nova realidade.
Como se chama uma pessoa que se contradiz?
Significado de hipócrita: 1. Adjetivo usado para aquele que se contradiz.
Qual é o paradoxo do avô?
O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.
São exemplos de mensagens paradoxais?
Exemplos de frases com paradoxo
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)
O que diz o Paradoxo de Russell?
O Paradoxo de Russell é um paradoxo descoberto por Bertrand Russell em 1901 e que mostra que no sistema do livro de Frege Leis fundamentais da aritmética pode ser derivada uma contradição. O paradoxo foi comunicado por uma carta a Frege de 1902.
O que são paradigmas e paradoxos?
A palavra paradoxo vem do grego: para quer dizer proximidade, algo que está ao lado ou é oposto; doxa significa crença comum, opinião popular. Enquanto a palavra paradigma significa algo que representa um padrão a ser seguido.
O que a psicóloga pergunta na terapia?
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
O que o psicólogo anota no caderno?
No caso das anotações realizadas durante a sessão, elas servem para: Ajudar os Psicólogos a solidificar as memórias de detalhes importantes; Lembrar de temas aos quais deseja retornar posteriormente, de modo a não interromper o paciente no momento da sessão e; Como está o progresso da terapia.
O que é um paradoxo perfeito?
Perfeito paradoxo: figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contraditória.
Qual é a diferença entre paradoxo é antítese?
O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.