O que é paradoxal para Nietzsche?
Segundo Nietzsche, o ser humano é um ser paradoxal, são e doente: nele vivem o santo e o assassino. Bioantropólogos, cosmólogos e outros afirmam: o ser humano é, ao mesmo tempo, sapiente e demente, anjo e demônio, diabólico e simbólico.
Qual é a frase mais famosa de Nietzsche?
Deus está morto
1. "Deus está morto". Essa é uma das frases mais famosas e polêmicas de Nitetzsche. O pensador, que vinha de uma família de pastores com forte ligação com o cristianismo, em determinado momento de sua vida rompe com a religião.
Qual é a filosofia de Nietzsche?
A filosofia de Nietzsche
A filosofia nietzschiana é marcada pela crítica aos valores iluministas e racionalistas, a valores morais e religiosos em vigor na época de sua produção intelectual. O autor apresenta a relativização das noções de bem, verdade, mal, justiça, virtude e Deus.
O que Nietzsche fala sobre Deus?
Nietzsche vai ao cerne do problema: Deus está morto como uma verdade eterna, como um ser que controla e conduz o mundo, como um pai bondoso que justifica os acontecimentos, como sentido último da existência, enfim, como uma ética, como um modo de vida, independente de sua existência ou não.
Qual era o QI de Nietzsche?
Considerado os livros de Nietzsche leitura para adolescente. Estimaria um QI de 125 ou 135 no máximo, nada além.
Qual foi a crítica feita por Nietzsche?
Ele critica uma sociedade edificada sob o ideário cristão que está amparado em uma moral que, por séculos, foi usada como mecanismo de domínio e manutenção de poder. Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência.
Qual é a crítica de Nietzsche?
Também Nietzsche critica a fundamentação da moral dada por Kant (e também os demais projetos morais), a partir da vontade. Entretanto, não se trata mais da Vontade como essência Una, mas da vontade de poder, em sua multiplicidade. Essa é a instância crítica nietzschiana.
Qual foi a principal crítica feita por Nietzsche?
Nietzsche afirmava que o cristianismo, imperioso a partir da Idade Média, impôs uma inversão de valores morais que culminaria no enfraquecimento do ser humano por ser a negação dos impulsos morais que falam mais alto em qualquer animal.
Qual foi o maior inspirador de Nietzsche?
As grandes influências de Nietzsche surgiram na época em que ele era estudante na Universidade de Leipzig. Lá ele descobriu a filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860) e a música de Richard Wagner (1813-1883), de quem se tornou amigo mais tarde.
Qual é o sentido da vida para Nietzsche?
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
O que é a moral de Nietzsche?
Segundo Nietzsche, a moral é uma criação humana, que não existe por si mesma, mas que corresponde a um conjunto de costumes e valores que fazem parte de um momento e um período específico, mantidos por uma série de pessoas que aderem a esta e a reproduzem mais pelo hábito e pela submissão, do que pelo valor que ela ...
Por que Nietzsche diz que o livre-arbítrio é um erro?
6. (Ufsj 2012) Na perspectiva nietzscheana, o livre-arbítrio é um erro porque a) ao declarar que os homens são livres, as forças coercitivas, como o poder da Igreja, agem com o claro intuito de castigá-los, julgá-los e declará-los culpados.
O que é o amor fati de Nietzsche?
O amor fati possui uma relação intrínseca com o eterno retorno: afirmar o mais terrível da vida, afirmar o amor à vida, ou seja, é querer que cada instante não seja outra coisa, diferente do que é. O amor fati é uma forma de medir a grandeza da vontade afirmativa do homem, como Nietzsche escreve em Ecce Homo.
O que é o conceito da morte de Deus para Nietzsche?
A sentença "Deus está morto" significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.
O que é ser uma pessoa niilista?
O niilismo se configura numa negação da vida. O niilista é o indivíduo que encara a vida com indiferença. Crítica o que há a sua volta, afirmando que tudo é falso porque é tudo artificial. Desta forma, para Nietzsche, o niilismo é o sintoma do adoecimento do homem.
Como Nietzsche identificou os deuses?
Nietzsche identificou os deuses gregos Apolo e Dionísio, respectivamente, como: complexidade e ingenuidade: extremos de um mesmo segmento moral, no qual se inserem as paixões humanas. movimento e niilismo: polos de tensão na existência humana.
Qual o conceito de niilismo?
Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. Num sentido amplo, o niilismo consiste numa atitude de negação ou descrença absoluta em relação a princípios, sejam eles religiosos, morais, políticos ou sociais.
Qual a obra mais importante de Nietzsche?
Assim Falou Zaratustra
Em Assim Falou Zaratustra Nietzsche obteve seu maior sucesso. O preço não é o ideal? Crie aqui um alerta de preço. Esse livro foi escrito entre 1883 e 1885 e se tornou o mais famoso de todas as obras de Nietzsche.
Por que Nietzsche usa Zaratustra?
Através de Zaratustra, é possível redimir novamente a Terra, abrir espaço para que o espírito transforme-se em criança.
Qual era a religião de Nietzsche?
Nietzsche negou Deus o tempo todo em suas obras, em contrapartida viveu o tempo todo entranhado na metafísica, ele era inegavelmente um religioso. Há um chocante paradoxo nessa afirmativa, já que a maioria dos nietzschianos considera a religião simples sobrevivência histórica e cultural.