O que significa parábola na palavra de Deus?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

A palavra parábola vem do grego parabole, que em sua etimologia significa “comparação”, “colocar as coisas lado a lado” ou “fazer um paralelo”. Podemos definir uma parábola bíblica como sendo uma narração simples e objetiva. A finalidade das parábolas bíblicas é ensinar uma verdade moral ou espiritual.

Assim, conforme a visão do Doutor Angélico, o uso das parábolas mostram a misericórdia e a justiça de Deus por compreender aqueles que não eram capazes de receber tal doutrina em razão dos prejulgamentos messiânicos, completamente opostos à realidade evangélica.

“Parábola” provém da palavra grega parabole, que é uma palavra com- posta que significa literalmente “colocar de lado” (CHEUNG, 2003, p. 4). No uso bíblico, parábola é o contraste ou comparação entre uma realidade natural com uma verdade espiritual (CHEUNG, 2003, p. 4).

A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).

A Ovelha Perdida

A Primeira Parábola: A Ovelha Perdida. Capítulo 13: Jesus e a Casa do Pai Celestial. Quem São Essas Pessoas?

4 sinônimos de parábola para 2 sentidos da palavra parábola: 1 metáfora, símbolo, representação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 alegoria.

A parábola é definida como uma cônica (assim como a circunferência, a elipse e a hipérbole), a qual é formada a partir da interseção de um plano com a superfície lateral de um cone, de forma paralela a uma geratriz.

Elas são parecidas com as fábulas e podem ensinar algumas virtudes aos pequenos. Se usadas de uma forma lúdica, se tornam uma ferramenta eficaz nessa missão, e suas lições de moral podem ser experimentadas pela família toda no dia a dia.

2- O propósito das Parábolas
De acordo com Jesus, sua finalidade era: esconder a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas (as incrédulas) e revelar a verdade às pessoas que tinham fome e sede de justiça (os que creem), conforme podemos ler em Marcos 4.10-12.

História - relacionando a parábola com as cônicas -
Os termos elipse, hipérbole e parábola foram utilizados por Pitágoras, e seus seguidores, por volta de 540 a.C, porém, com um enfoque diferente do uso atual.

Nos Evangelhos sinópticos, as parábolas e ditos parabólicos proferidos por Jesus somam em torno de 40, ou seja, representam a terça parte de todas as palavras dele que foram registradas nas quatro biografias, de acordo com alguns estudiosos, tornando as parábolas uma importante característica do discurso de Jesus.

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes. Ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho.

A Parábola A Casa edificada na Rocha é uma das bem conhecidas Parábolas de Jesus. Ela aparece em dois dos evangelhos canônicos do Novo Testamento. As diferenças entre Mateus 7:24–27 e Lucas 6:46–49 são pequenas, e as duas versões podem ser derivadas da mesma fonte.

Resumo sobre a parábola
A concavidade e a posição de uma parábola estão diretamente relacionadas com os coeficientes da função do segundo grau que a definem. Exemplos de aplicação da parábola são as antenas parabólicas, os faróis dos automóveis e a descrição do movimento uniformemente variado.

Quando o coeficiente “a” de uma função do segundo grau, na forma f(x) = ax2 + bx + c, é maior que zero, a concavidade da parábola é voltada para cima e, quando esse coeficiente é menor que zero, ela é voltada para baixo.

Jesus explica por que Ele ensina com parábolas — Ele conta a parábola do semeador, a do trigo e do joio, a do grão de mostarda, a do fermento, a do tesouro escondido no campo, a da pérola de grande valor e a da rede lançada ao mar — Um profeta não é honrado por seu próprio povo.

evangelho de Lucas

Os evangelhos sinóticos – Mateus, Marcos e Lucas – apresentam um total de quarenta parábolas, das quais vinte e nove estão no evangelho de Lucas e dezesseis só aparecem nesse evangelho. São ensinamentos preciosos, sempre abertos a novas reflexões.

Estudo das parábolas de Jesus - Os evangelhos relatam 48 parábolas: Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2. Os evangelhos relatam 48 parábolas apresentadas por Jesus. Lucas mostra 34, Mateus 25, Marcos 7 e João apenas 2.

5 sinônimos de alegoria para 2 sentidos da palavra alegoria: 1 imagem, metáfora, símbolo, representação.