O que é pão de índio?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

PÃO-DE-ÍNDIO: VESTÍGIO DE MEMÓRIAS ENTERRADAS. Aqui, definimos pão-de-índio como uma modalidade especial da prática de processamento de massas vegetais, feito a partir de um combinado de plantas processadas através de diferentes tecnologias, e armazenado no solo ao ser enterrado.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo. Para se referir ao dia 19 de abril, a Secom adota o termo Dia dos Povos Indígenas (com iniciais maiúsculas), em vez de Dia do Índio.

A Ilex paraguariensis é uma árvore silvestre que compõe a rica flora brasileira e no contexto histórico, podemos afirmar que a Ilex paraguariensis foi descoberta pelos índios Guaranis, para os quais a referida planta é tida como sendo uma espécie de árvore da vida, planta sagrada e digna de culto, parte integrante da ...

Os primeiros habitantes do Brasil, utilizando o que a natureza e a floresta lhes ofereciam, se alimentavam basicamente de mandioca, macaxeira ou aipim, milho, carne de caças, peixes, raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, “cocos” de palmeiras e algumas folhas.

Assim, podemos dizer que a trilogia sal, pimenta e nhambi (coentro) são temperos quinhentistas.
...
Já os utensílios utilizados e empregados pela cultura indígena foram os:

  • Pilões de pau;
  • Colheres de pau;
  • Cestas e peneiras de tecido ou de taquara;
  • Folhas de bananeira;
  • Palhas de milho;
  • Panelas e potes moldados no barro.

Os índios têm um jeito próprio de preparar os alimentos, que podem ser cozidos, assados ou defumados (ou moqueados). As frituras não têm muito espaço no cardápio. Para cozinhar, é usado um fogão feito com pedaços de madeira da roça.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Ninguém sabe ao certo, mas estima-se que quando a frota de 13 embarcações comandada por Pedro Álvares Cabral aportou na região da atual cidade de Porto Seguro, no sul da Bahia, o território que hoje é o Brasil era habitado por algo entre 1 e 6 milhões de indígenas.

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Os povos indígenas do Brasil enfrentam um substancial aumento da grilagem, do roubo de madeira, do garimpo, das invasões e até mesmo da implantação de loteamentos em seus territórios tradicionais, explicitando que a disputa crescente por estas áreas atinge um nível preocupante, já que coloca em risco a própria ...

19 de abril

A data de 19 de abril é dedicada a celebrar a cultura e herança indígena em todo o continente desde o 1º Congresso Indigenista Interamericano, que foi realizado no México em 1940.

A base da alimentação indígena é reforçada pela mandioca, macaxeira ou aipim, pelo milho, por carne de caças e peixes, por raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, coco e folhas verdes. Dos produtos da natureza, os índios também procuram extrair óleos, bebidas e farinhas.

A divulgação da cultura indígena pode sensibilizar a população para a importância de viver de forma sustentável e, assim, utilizar práticas conservacionistas e transmitir para as futuras gerações o conhecimento adquirido por esses povos. A valorização da cultura indígena é um dever de todos os países do mundo.

Os primeiros habitantes das terras brasileiras tinham uma alimentação baseada no que a natureza oferecia. Portanto, os indígenas comiam milho, aipim, mandioca, coco, frutas, peixes e carnes, que eram obtidas através da atividade de caça.