O que é Pansexulidade exemplos?

Perguntado por: dassis . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os pansexuais podem sentir atração por pessoas, independentemente do gênero ou do sexo biológico. Isso quer dizer que podem se relacionar com pessoas de diferentes gêneros (homens, mulheres, transgêneros, etc) ou orientações sexuais (homossexuais, bissexuais, pansexuais, etc.).

A pansexualidade é atração sexual por pessoas independente de gênero. A onissexualidade é atração sexual por pessoas, de todos as identidades de gênero, consciente de gênero.

Afinal, uma pessoa cisgênero não tem sua orientação sexual definida através do gênero ao qual se identifica, por tanto, um homem ou uma mulher cis podem ser heterossexuais, da mesma forma que podem também terem outra orientação sexual, como por exemplo: Bissexual, homossexual, assexual, pansexual e outras.

É uma orientação afetiva e sexual na qual uma pessoa se atrai por outras independentemente da identidade de gênero e suas variações.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

Pan = pessoas independente do gênero ou todos os gêneros. Poli = vários gêneros. E é bom lembrar que assim como Demi, Gray-A, Fray, Lith, Abro, Cupio etc, são dentro do espectro Assexual, Poli e Pan são dentro do espectro Bi.

Atualmente, o termo pansexual é usado para descrever uma atração romântica ou sexual focada em qualidades ao invés de sexo ou gênero.

Orgulho pansexual
Na bandeira, a faixa azul representa atração por quem se identifica como homem, a faixa rosa, por quem se identifica como mulher, e o amarelo simboliza o interesse por pessoas que se identificam como genderqueer, não binárias, andróginas ou agênero.

Pan significa todo, total, inteiro. Ou seja, a pansexualidade é a atração por todos os gêneros – em todas as suas manifestações –, sem restrição, nem preferência, quanto à orientação sexual do outro.

O termo “top” passou a ser muito usado entre os jovens para definir algo “muito bom”, ou “que está por cima”. Um tweet bastante icônico publicado em 2010 pelo jogador de futebol Neymar Jr. é compartilhado até hoje, dizendo apenas “Deus é Top”.

Cada uma das letras acima tem sua representatividade. A sigla LGBTQIA+ faz referência a lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, assexuais e demais orientações sexuais e identidades de gênero.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar.

São os tipos narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo, por exemplo.

Pessoas podem se identificar como pan com exceções, e não ter atração por todos os gêneros. Pessoas podem se identificar como omni e sentir atração sem que gênero seja um fator. Talvez sejam casos menos comuns, mas ainda existem e devem ser respeitados.

Questionando, em contextos LGBTQIAPN+, é um termo utilizado para descrever pessoas que não têm certeza de algum aspecto de suas orientações, identidades de gênero, corporalidades intersexo e/ou de outras identidades comumente ligadas a estas (como expressão de gênero).

Monodissidentes não se relacionam com um único gênero apenas, diferentes dos monossexuais, dentro das sexualidades monodissidentes, escolhi a pansexualidade para pesquisar, a pessoa pansexual se relaciona com todos os gêneros, ou, como muitas dizem, se relacionam com pessoas, independente da sua identidade de gênero e ...