O que é Pangastrite crônica?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Pangastrite é uma inflamação na parede do estômago que pode ser causada por uma infecção pela bactéria H. pylori, doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool ou pelo uso frequente de medicamentos como aspirinas e outros remédios anti-inflamatórios ou corticoides.

Quais são os sintomas da gastrite crônica?

  • dor na região abdominal;
  • queimação;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • mal-estar;
  • barriga inchada;
  • dor na região do estômago.

Na grande maioria das vezes, a gastrite mais frequente é a de antro que se localiza na parte final de saída onde os alimentos ficam por mais tempo. Basicamente, as gastrites são mais limitadas ao antro, mas pode existir a pangastrite. A doença é a mesma, os cuidados e a forma de tratamento são os mesmo.

A pessoa com pangastrite deve evitar condimentos, como pimentas de um modo geral, molho inglês, picles, noz moscada, páprica, cravo da índia e mostarda, além de molho de tomate. Os alimentos devem ter consistência mais macia e em temperaturas não elevadas, para evitar a congestão da mucosa gástrica.

- Evitar o consumo de: doces concentrados como goiabada, doce de leite, chocolate e alimentos/preparações gordurosas como frituras, maionese, salgadinhos, fast foods e temperos e molhos condimentados (pimenta, mostarda, catchup, curry, alho e cebola crus).

Gastrite causa emagrecimento? (
A gastrite não causa emagrecimento. O problema é que as pessoas passam a comer regularmente, e substâncias menos calóricas, mas não devem passar fome – pelo contrário, é para comer mais vezes, mas se alimentar corretamente. E por isso tem pessoas que emagrecem.

A gastrite pode ser crônica, aguda, atrófica, antral ou pangastrite. A gastrite aguda acontece de forma repentina e geralmente está associada ao uso de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos e corticoides ou infecções. Ela se manifesta com dores estomacais, azia e queimação.

Também conhecida como pangastrite enantematosa, a gastrite enantematosa é uma inflamação que afeta a mucosa que recobre o estômago.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Em outras palavras, as proteínas e o cálcio do leite estimulam a secreção de ácido clorídrico no estômago, o que piora os sintomas. Mas o leite não deve ser abolido da alimentação de quem sofre de gastrite.

A duração do tratamento vai depender de qual a gravidade da inflamação e também de quais as causas da gastrite, mas normalmente em quase todos os casos a cura da doença é alcançada dentro de algumas semanas ou meses de tratamento.

O gastroenterologista é o profissional médico que cuida de todas as doenças relacionadas ao aparelho digestivo, que se estende desde a boca, passando por esôfago e órgãos como o estômago e o intestino, chegando ao reto.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Evitar todos os tipos de alimentos refinados, principalmente pães e massas. Frutas, legumes, verduras e fontes de gorduras boas, como azeite e oleaginosas, favorecem o funcionamento do trato gastrointestinal.

Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.