O que é pancreatite nervosa?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

A pancreatite é uma doença caracterizada por uma inflamação do pâncreas, que ocorre quando as enzimas pancreáticas, normalmente utilizadas na digestão dos alimentos, são libertadas no seu interior do, iniciando um processo de digestão do próprio órgão.

Pancreatite aguda
Dor abdominal intensa, quase sempre de início abrupto, na região superior do abdômen, que se irradia em faixa para as costas; Náuseas; Vômitos; Icterícia (amarelamento dos olhos e da pele).

O sintoma universal da pancreatite aguda é a dor abdominal. A dor costuma se localizar difusamente na parte superior do abdômen, podendo irradiar para as costas. Normalmente é uma dor desencadeada e agravada pela alimentação.

A pancreatite é uma doença perigosa e fatal, por isso é imprescindível receber acompanhamento de um profissional especializado e de confiança.

Os médicos fazem exames de sangue para detectar enzimas liberadas pelo pâncreas inflamado e exames de imagem, tais como tomografia computadorizada (TC) ou ultrassonografia para verificar se há complicações.

Sintomas de problemas no pâncreas

  • Dores constantes no abdômen;
  • Olhos e pele amarelados;
  • Urina de cor escura;
  • Após as refeições sentir má digestão;
  • Dores nas costas, que não estão associadas a má postura;
  • Sensação de estômago ou barriga inchados;
  • Vômitos e náuseas recorrentes.

Aipo, alho e cebola. Ajudam a limpar o organismo. O aipo, por exemplo, é muito eficaz na luta contra o câncer de pâncreas. A cebola tem ação alcalinizante e o alho, antibiótica.

Mas quando o pâncreas está inflamado, as enzimas no seu interior atacam e danificam os tecidos que as produzem. A pancreatite pode ser aguda ou crônica. Qualquer uma das formas é grave e pode levar a complicações. Em casos graves, podem ocorrer hemorragia, infecção e dano tecidual permanente.

Alimentos embutidos e ultraprocessados
Exemplos para passar longe: salsicha, sorvetes, salgadinhos, alimentos industrializados congelados, molhos de salada, ketchup, mostarda e alimentos que contenham gordura vegetal hidrogenada.

Melhores alimentos para o pâncreas

  • Cúrcuma. A cúrcuma, uma especiaria que também o nome de açafrão-de-terra, é anti-inflamatória. ...
  • Alho. Popular como tempero, o alho também é ótimo para a saúde, inclusive no que diz respeito ao pâncreas.
  • Vegetais crucíferos. ...
  • Espinafre. ...
  • Uva. ...
  • Batata-doce. ...
  • Orégano. ...
  • Dente-de-leão.

Pancreatite aguda: é uma inflamação súbita do pâncreas. Neste caso, o paciente apresenta um aumento do tamanho do órgão, causado pela inflamação e pode sentir uma dor repentina e intensa. Se não for tratada, pode prejudicar o pâncreas e outros órgãos vitais, correndo risco de levar a óbito.

“Assim como há dores típicas de doenças cardíacas, há dores típicas da pancreatite aguda”, diz. São as características dessa dor: intensa, tem início rápido mas não abrupto, constante, no andar superior do abdômen, pode ou não se irradiar e tipicamente é acompanhada de náusea ou de vômito.

Pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas que causa dor abdominal intensa, além de inchaço do abdômen. Na pancreatite aguda, o processo inflamatório dura cerca de uma semana e muitas vezes requer que o paciente fique internado para acompanhamento hospitalar mais detalhado.

Exames laboratoriais: amilase, lipase, TGO e TGP, fosfatase alcalina, gama-gt, glicemia, cálcio, bilirrubinas totais e frações, ureia, creatinina, hemograma, PCR, gasometria arterial, sódio, potássio, albumina. Caso a etiologia ainda não seja tão óbvia no primeiro momento solicitar ainda triglicérides e IgG4.

Apenas metade dos pacientes diagnosticados com pancreatite crônica sobrevivem mais de sete anos após o diagnóstico. Há também um aumento da incidência de câncer de pâncreas em pacientes com pancreatite crônica, e esta é a causa de um quinto das mortes.

O gastroenterologista é um médico que se especializou realizando treinamento no tratamento de distúrbios digestivos. Esses distúrbios incluem problemas de esôfago, estômago, intestinos, pâncreas, bexiga e fígado.

Sendo assim, a maioria dos guidelines em pancreatite aguda recomenda o uso de carbapenêmicos ou a famosa associação de ciprofloxacino e metronidazol como terapia antibiótica empírica para os casos de infecção da necrose pancreática5,13.

A colangiopancreatografia é um exame de imagem que avalia se existem anormalidades (bloqueio, estreitamento ou dilatação) nos ductos pancreáticos e biliares. Também mostram se o bloqueio no ducto é devido a um tumor no pâncreas.

Uma nova pesquisa sugere que a vitamina D pode ter propriedades de proteção para as células beta das pâncreas. Uma equipe do Instituto Salk, em San Diego, na Califórnia, afirma que sua descoberta revolucionária envolve a vitamina D, também conhecida como vitamina do sol e células beta do pâncreas.

O chá de alecrim e sálvia é bom para aliviar sintomas de dor no pâncreas, pois o alecrim presente no chá possui efeitos de relaxamento muscular, o que pode ajudar contra dores e outros problemas que geram desconforto na região do pâncreas.