O que é Pampeanos?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Os Pampeanos eram indígenas que habitaram as extensas planícies de gramíneas do Pampa sul-americano, sendo o sul do Rio Grande do Sul, o Uruguai e partes das províncias Argentinas de Santa Fé, Corrientes e Entre Rios.

Alguns cronistas afirmam que eles não tinham religião, não podemos assegurar que tinham devido à escassez das fontes, no entanto essa crença na vida após a morte simboliza sua fé em alguma força maior, parece também que acreditavam em ressurreição da alma e em sua imortalidade (SERRANO apud BECKER, 2002).

As habitações eram construídas com palha, esteios de madeira, barro, cipó, taquara, folhas de vegetação. Os índios pampeanos ou guaicurus, ocupavam o pampa gaúcho e uruguaio e grande parte da região de Entre Rios, na Argentina. Pertenciam a este grupo: os charruas, guenoas.

Os Pampeanos eram indígenas que habitaram as extensas planícies de gramíneas do Pampa sul-americano, sendo o sul do Rio Grande do Sul, o Uruguai e partes das províncias Argentinas de Santa Fé, Corrientes e Entre Rios.

Habitavam o Pampa Gaúcho. Seus principais grupos eram Charruas, Minuanos, Guenoas e Jarós.

Há comunidades kilombolas*, pecuaristas familiares, pescadoras e pescadores artesanais, tem o povo cigano, o povo pomerano, o povo de terreiro, os povos indígenas, benzedeiras e benzedores e o pessoal dos assentamentos.

Os padres jesuítas espanhóis foram os primeiros a se estabelecer no local. As peculiaridades geográficas do atual estado do Rio Grande do Sul, dividido em 11 diferentes regiões fisiográficas, influíram para retardar a ocupação da terra, a leste, pelo conquistador europeu.

Espanhóis fundaram a cidade de Montevidéu, em 1726, e os Portugueses, a colônia de Sacramento, em 1680. Montevidéu tinha como papel central reduzir a influência portuguesa na região. Como resposta, os portugueses fundaram, em 1737, o forte de Jesus Maria José, hoje cidade de Rio Grande.

O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos. No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.

Foram os índios guaranis que introduziram a horticultura no Rio Grande do Sul. Os guaranis legaram o milho, os feijões, a mandioca, a abóbora, a pimenta, o algodão, a batata-doce, o amendoim, a moranga, o chimarrão e o fumo. Eles usavam arco e flechas, a lança, o tacape e machados de pedra polidos.

O gaúcho era mestiço de índio, português e espanhol e também africano, e a sua cultura foi bastante influenciada pela cultura dos índios guaranis, charruas e pelos colonos hispânicos.

Carijo, fogão campeiro, roda de capoeira, troca de sementes e de saberes entre os diferentes povos que formam o mosaico de culturas próprias no pampa gaúcho.

Os indígenas do Rio Grande do Sul são integrantes dos povos Kaingang, Guarani, Charrua e Xokleng.

Trata-se de um sistema xamânico cosmológico que considera os seres como uma sociedade. Por exemplo, é a propriedade imaterial das árvores que possibilita, nos rituais de cura, que elas interfiram na saúde do paciente. “Os Charrua consideram que a humanidade está presente em outros seres.

História do Rio Grande do Sul
Grupos indígenas como: Gê ou Tapuia, Guarani e Pampeano, ocuparam a região gaúcha até um século depois do Descobrimento do Brasil em 1500. Até os dias de hoje, remanescentes dos índios Caingangues ocupam aquela mesma região denominada “Cima da Serra”.

Charrua, palavra originária do tupi-guarani significa “instrumento de trabalho”.

Charruas e minuanos combateram nas guerras decorrentes da expansão das fronteiras coloniais e nas de independência. Estabeleceram alianças bastante instáveis, ora ao lado dos espanhóis contra os portugueses, ora aliando-se a estes últimos contra os espanhóis.

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música.

Os minuanos são indígenas do pampa e têm uma longa história. Calcula-se que seus ancestrais datam de 12 mil anos atrás. Eles sabiam tirar tudo do pampa: comida, animais e abrigo. Aproveitavam encostas de rios, lagos e banhados”, diz o historiador Luiz Carlos Tau Golin.

Continuar lendo