O que é Palavra-chave no currículo?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
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As palavras-chave são aquelas que o recrutador vai digitar para procurar determinado profissional. No seu currículo, elas devem ser colocadas ao longo do texto, em campos específicos. Não adianta, no entanto, apenas jogar essas palavras pelo currículo. Elas precisam fazer sentido para quem estiver lendo o documento.

Palavras-chave são termos relacionados com a atividade ou profissão que a pessoa exercia que servem como mecanismo de busca dentro dos sistemas de seleção online.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

Importante: qualquer termo usado em um mecanismo de pesquisa, seja uma única palavra ou uma frase longa, é considerado uma palavra-chave. Por exemplo: o termo “deserto” é uma palavra-chave. Mas o mesmo acontece com uma frase com várias palavras, como “que plantas crescem no deserto”.

Use variações das palavras-chave
Usar variações da palavra-chave, como plural e singular ou sinônimos, pode ter bons resultados, além de contribuir para textos com melhor qualidade. Procure pesquisar que palavras que podem ser utilizadas antes de partir para a produção do conteúdo.

Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo. Em Marketing Digital, são importantes para guiar a otimização de um site ou de uma página. Assim, podem ajudar a atrair mais visitantes por meio do Google.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Quando os responsáveis pela seleção de talentos começam a analisar currículos, eles procuram entender coisas muito específicas sobre o candidato, como objetivos de carreira, personalidade, habilidades de comunicação, compatibilidade com os requisitos do trabalho como experiência e formação e compatibilidade com a ...

A sua resposta deve ser focada no que você é mais forte e que mostre como você é a pessoa ideal para a vaga. Trace sua resposta pensando nos seus pontos fortes, fale sobre os cursos que fez e se já trabalhou na área antes. Essas informações são poderosas para o rumo da sua entrevista.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

Destaque sua formação acadêmica e extracurricular
E aqui você não precisa limitar-se apenas ao universo acadêmico: cursos, aulas de idiomas, projetos pessoais, participação em eventos e atividades extracurriculares também ganham pontos para os recrutadores.

Inclua apenas os cursos extracurriculares, experiências no exterior, ou participação em eventos relevantes para a vaga. Basta colocar o título, a instituição, o local e a data.

O que colocar no resumo profissional se nunca trabalhei? Se você nunca trabalhou, deve utilizar sua experiência acadêmica e voluntária para escrever o texto, seguindo a mesma ordem proposta acima.

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Quais são as 7 soft skills essenciais para o mercado de trabalho?

  1. Colaboração. Se tem uma habilidade procurada em primeiro lugar no mercado de trabalho é a colaboração. ...
  2. Flexibilidade. ...
  3. Comunicação eficaz. ...
  4. Escrita. ...
  5. Organização. ...
  6. Criatividade. ...
  7. Liderança.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

Você deve colocar nas suas qualificações as suas conquistas na jornada acadêmica e na vida profissional, um ou dois destaques da sua carreira, e como você acredita que pode beneficiar a empresa.