O que é paixão platônica?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa idealizada em que não há a realização de uma relação amorosa, por diferentes motivos, como em um caso de amizade entre duas pessoas em que pelo menos uma deseja outro tipo de relação.

Embora o sentimento de amor platônico possa estar ligado à insegurança, até certo ponto ele é considerado normal, principalmente quando é passageiro e não se transforma no centro da vida de uma pessoa.

O termo "Amor platonicus" foi, pela primeira vez, utilizado no século XV pelo filósofo neoplatônico florentino, Marsilio Ficino, como um sinônimo de "amor socrático" Ambas as expressões significam um amor centrado na beleza do caráter e na inteligência de uma pessoa, em detrimento dos atributos físicos.

30 meses

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

O amor platônico só tem fim em duas situações: quando o admirador se declara ao objeto de amor amor platônico, ou quando finalmente consegue entrar numa relação real, mesmo que seja com alguém diferente daquele por quem nutria um sentimento secreto.

Quando uma pessoa tem sentimentos românticos por outra e não é correspondida ou tem medo de confessar o sentimento, o relacionamento fica apenas no platônico. Este também pode ser o caso de atrações passageiras, sobretudo, em relação a pessoas consideradas inalcançáveis.

Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

O amor platônico é a forma mais romântica e sublime de amor que possa existir, pois elimina completamente o aspecto físico e sensual para se concentrar apenas na alma. Essa expressão tão conhecida nasce a partir de uma teoria de Platão.

O amor platônico está geralmente associado à ideia de um amor inalcançável, impossível. “Essa distância e impossibilidade podem se dar em diferenças de idade, sociais, culturais, por preconceitos, ou simplesmente por uma barreira interna de insegurança e medo de rejeição”, destaca Ceci.

48 meses

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Um dos tipos de amor não correspondido é o platônico, aquele que é inalcançável, impossível ou idealizado. Para superar essa dificuldade, a ajuda de um psicólogo pode ser essencial. O amor platônico, apesar de mais frequente na adolescência, pode acontecer em todas as idades.

  • Eros. Este é o tipo de amor que conhecemos tradicionalmente como o amor romântico. ...
  • Philia. Trata-se de um amor que tem por base a amizade e, eventualmente, a liberdade. ...
  • Storge. Este é o amor familiar, que se manifesta sobretudo entre pais e filhos. ...
  • Ágape. ...
  • Ludus. ...
  • Pragma.

Repare se a pessoa quer estar sempre por perto.
Uma pessoa apaixonada faz questão de estar por perto de quem ama sempre que possível, mesmo quando parece impossível. Note se ela se esforça para aparecer sempre que dá; a ideia não é que ela seja pegajosa, mas que cave oportunidades para vê-lo.