O que é paisagens degradadas?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Paisagem degradada é aquela que perdeu ou está perdendo a biodiversidade – a base de toda a vida no planeta.

Paisagem Protegida. É uma área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas, resultantes da interacção harmoniosa do Homem com a Natureza, de interesse regional ou local.

Para preservar a história e as riquezas naturais e culturais de um lugar, muitas paisagens são hoje protegidas por leis que evitam sua degradação, sendo chamadas de paisagens protegidas (com as paisagens das Cataratas do Iguaçu).

1) Área degradada:
Aqueles cujas ações do homem modificaram o ecossistema de tal maneira que os mecanismos naturais são perdidos e, por isso, há necessidade de nova intervenção humana para reversão da situação presente. Degradada – sofreu distúrbios intensos por isso NÃO POSSUI meios de regeneração natural.

Significado de Degradada
O mesmo que: degenerada, exilada, rebaixada.

Poluição. A poluição é a principal responsável pela degradação do ambiente.

A degradação do solo pode ocorrer devido a fatores naturais ou, como é mais comum, pelo uso excessivo, má conservação e falta de preservação humana. O desmatamento e as queimadas, por exemplo, estão diretamente ligados às causas de degradação, além de outras ações humanas.

Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.

Paisagem degradada é aquela que perdeu ou está perdendo a biodiversidade – a base de toda a vida no planeta. Tal processo diminui a capacidade da terra de fornecer serviços ecossistêmicos, como água, sombra, prevenir a erosão e reter a umidade do solo.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

A paisagem natural é composta prioritariamente por áreas que possuem baixíssima intervenção antrópica no meio, como florestas bem conservadas e regiões desérticas não povoadas. As paisagens naturais mantêm, no geral, aspectos físicos bem preservados.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Afinal, fornecem alimentos, equilibram a temperatura, controlam o efeito estufa e muito mais. Além de constituírem paisagens naturais deslumbrantes, a preservação deve fazer parte do cotidiano de todos. Uma relação mais harmônica com a natureza é sempre possível!

A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.

Como caracterizar elas? Podemos considerar área degradada como toda área que, por ação natural ou antrópica, teve suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural, exigindo, assim, a intervenção do homem para sua recuperação.

Identificando a degradação
“Outras características facilmente observadas são as alterações físicas do relevo, em que é possível perceber surgimento de sulcos e voçorocas em espaços sem cobertura vegetal.

De acordo com o levantamento, grande parte das áreas degradadas estão situadas no Semiárido brasileiro, na Amazônia e em áreas da região Sudeste do País.