O que é pago Gaúcho?

Perguntado por: lpimenta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Campo, lugares onde tem muita grama, capim, pasto etc.

Sou gaúcho de tradição, do churrasco ao chimarrão. Tenho orgulho de ser gaúcho, tudo aqui é lindo por natureza, por isso me dou o luxo, de elogiar tua beleza. Bah!

Pingo é a maneira carinhosa e tradicional que o gaúcho chama seu cavalo, às vezes também é chamado de matungo. O cavalo é o companheiro do gaúcho e do peão nas lidas campeiras e no Rio Grande do Sul o “cavalo crioulo” é um dos símbolos do estado.

Autor do dicionário "gauchês", com palavras faladas pelos gaúchos, conta que a gíria "tri" surgiu do tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1970.

O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva.

O que é Dar uns pega:
Ficar com uma pessoa geralmente usado por garotos.

[imbecil, idiota; burro]

A gíria prende o grito significa pedir ajuda ou socorro. Então, se você tiver em situação de aperto, “prende o grito“.

Guaipeca
É o modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas. Vamos passear, guaipeca.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

Prenda: Mulher gaúcha
Em terras gaúchas, a mulher é a prenda e o homem é o peão.

1. Bandeclay. Inventaram que é um termo utilizado comumente no sul do país, para salgado.

Exemplo: Bah, essa Cerveja é demais! Tchê – Antes de falar “mãe”, os gaúchos já dizem “tchê”. Serve para dar ênfase ao que é dito, então é natural que em todas as frases dos gaúchos a expressão apareça no início ou no final. Exemplo: Tchê, não esquece minha Cerveja.

Nesta terça-feira, 20, é celebrado o Dia do Gaúcho, umas datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. A data é marcada por diversos desfiles ao redor do estado e recorda o início a Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835.

1. Bah tchê Expressão de espanto ou admiração utilizada pelos gaúchos. Sendo bah, diminutivo de barbaridade e tchê, palavra herdada dos indígenas tupi-guarani, que significa "meu".