O que é padrinho de comunhão?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente. É aconselhável que seja uma pessoa que ajude o afilhado a caminhar em comunidade na Igreja, é uma espécie de companheiro, treinador. Uma relação de parceria no sentido de viver a vida em comunhão com Deus.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

Cabe também a ele ajudar que o batizado leve uma vida de acordo com o Batismo e cumpra com fidelidade as obrigações inerentes” (cânon 872). Também é possível apenas um só padrinho ou uma só madrinha ou também um padrinho e uma madrinha (cânon 873). Em outras palavras, a escolha do padrinho é facultativa.

Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja. O padrinho ou madrinha de Crisma deve saber exatamente o conceito de fé e vivê-la intensamente.

O padrinho ou a madrinha deve ser cristão firme, capaz e pronto a ajudar o novo batizado a comportar-se fielmente de acordo com a vocação cristã recebida (Cânones 872-874; CIC 1255). O Cânon 873 estabelece as condições para que o fiel cristão assuma a missão de padrinho ou madrinha.

Os padrinhos são testemunhas que, pelo exemplo da sua vida cristã, são referência para a vida cristã das crianças. Não é obrigatório ter padrinhos. Mas se os houver, haja um só padrinho e uma madrinha. A criança não pode ter dois padrinhos ou duas madrinhas.

Qual a diferença entre padrinhos de batismo e consagração? Padrinhos de batismo são incumbidos de levar a criança até a pia batismal e no direcionamento da vida pessoal e religiosa. Por outro lado, os padrinhos de Consagração auxiliam na religião e na proteção da criança.

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho).

Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha. Mas não são aceitas duas madrinhas ou dois padrinhos.

Os noivos também podem optar por colocar os padrinhos como testemunhas. Portanto, no casamento religioso não existe um limite de padrinhos e madrinhas. Porém, vale sempre ter bom senso e pensar em todas essas pessoas com carinho, para não errar na decisão.

Inicialmente é muito comum que os noivos escolham alguns familiares como irmãos, primos e tios para padrinhos, mas isso não é regra. Deve-se escolher aqueles que realmente participam do dia-a-dia, e que são acima de tudo verdadeiros amigos.

Para o sacramento da Eucaristia não há a existência de padrinhos.

A Primeira Comunhão ou Primeira Eucaristia é o ato religioso da Igreja Católica no qual é celebrada a primeira vez que a criança cristã irá receber o Corpo e o Sangue de Cristo (sob a forma de pão e vinho).

Para ser padrinho ou madrinha, devem se cumprir as mesmas exigências pedidas para o Batismo, ou seja: tenha completado dezesseis anos, seja crismado, e tenha recebido a Eucaristia, se for casado, que o seja no religioso. É conveniente que o padrinho da Confirmação seja o mesmo do Batismo.

Para a comunhão ou Primeira Eucaristia, costuma-se usar uma túnica branca sobre as roupas dos meninos para que todos fiquem num mesmo padrão. De mesma forma, sugere-se calça preta e sapato preto. Nesse caso, permite-se vestir camisa branca ou polo manga curta branca sobre a túnica.

Madrinha de Batismo ou Madrinha de Consagração? A Madrinha de Batismo é aquela responsável por levar a criança até a pia batismal e guiá-la na sua vida pessoal e religiosa. Já a Madrinha de Consagração tem um dever muito mais direcionado a religião e proteção espiritual da criança.

Logicamente, o mesmo critério se aplica a padrinhos/madrinhas de Crisma (aliás, o Catecismo de São Pio X já estabelece que o parentesco espiritual entre padrinhos de Crisma e afilhado não é impeditivo para o matrimônio).

A Eucaristia é uma celebração da Igreja Católica para lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também chamada de comunhão. Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego. Um dos sete sacramentos, a eucaristia ou comunhão é o ato de recebimento da hóstia consagrada, o símbolo do corpo de Cristo.

Padrinhos de batismo ou de crisma têm a missão de colocar os afilhados nas mãos de Deus, que lhe dará todas as graças necessárias para acompanhá-los no caminho da fé que o Senhor convidou a trilhar.