O que é padrinho afetivo?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Consiste em uma contribuição econômica para atender às necessidades de uma criança ou adolescente acolhido, sem necessariamente criar vínculos afetivos. Há algumas variantes do apadrinhamento financeiro.

Quais os tipos de apadrinhamento? Os padrinhos podem apadrinhar de quatro maneiras distintas: Afetivo, financeiro, prestador de serviço, ou doação de material.

Trata-se de um programa previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que ajuda crianças e adolescentes de instituições de acolhimento (abrigos) a terem uma referência sólida, alguém em quem se apoiar e confiar, ajudando a lidar com os traumas do passado e fortalecendo os alicerces para seu futuro.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e terem recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas. Por isso, não há as mesmas regras rígidas do batismo.

A escolha dos padrinhos deve ter em conta o desejo sincero de garantir aos filhos que os padrinhos possam ser capazes de influir, mais tarde, de modo eficaz, na educação cristã do afilhado. Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha.

Diferença entre testemunhas e padrinhos
É comum que as pessoas confundam a função dos padrinhos e das testemunhas ou até pensam que se tratam da mesma coisa, mas, não é bem assim. As testemunhas devem comparecer no cartório e os padrinhos acompanham os noivos na cerimônia de casamento religioso.

Seja casado de acordo com o catolicismo
Padrinhos ou madrinhas que sejam casados apenas no civil, que sejam separados ou divorciados, ou que não sejam casados, mas vivem juntos, não podem apadrinhar na igreja católica.

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt. 22.39).

Sem se deixar de buscar o ideal, que é a colocação em família substituta, o Apadrinhamento se mostra uma ferramenta extremamente útil para possibilitar um mínimo de convivência familiar; oferecer a chance de ter uma referência externa; e proporciona oportunidades externas de lazer, tão triviais para crianças que vivem ...

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

Existem três formas de apadrinhamento, o Prestador de Serviço, que passa a apoiar a instituição, criança ou adolescente, conforme sua especialidade de trabalho ou habilidade; o Provedor, que passa a dar suporte material ou financeiro à criança ou ao adolescente; e o Afetivo, onde são construídos laços de amizade entre ...

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

A entrega voluntária para adoção só pode ser feita por meio do Poder Judiciário. Registrar o filho de outra pessoa como se fosse seu ou atribuir parto alheio como próprio é crime previsto no artigo 242 do Código Penal.

Vínculo afetivo é tudo aquilo que estabelece uma ligação afetiva ou moral entre duas ou mais pessoas, e a falta de vínculos na infância é um mal avassalador.