O que é padrão nuclear pontilhado fino denso?

Perguntado por: dpimenta2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O padrão nuclear pontilhado fino denso é um padrão encontrado principalmente na população saudável, mesmo em títulos elevados. Sua positividade em um contexto em que o paciente não tem sintomas ou alterações laboratoriais, mesmo em títulos elevados, não deve gerar preocupação ou indicar aprofundar a investigação.

De modo geral, quando o FAN é não reagente, ou negativo, apresenta os valores 1/40, 1/80 ou 1/60. No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.

Eles incluem inchaços, manchas vermelhas, dores nas articulações, febre amena e cansaço excessivo. Depois da análise do quadro clínico, o exame FAN pode ser solicitado. Caso ele seja positivo, o próximo passo é solicitar outros exames de anticorpos para descobrir qual é a doença específica que acomete o paciente.

Alguns dos exames comumente solicitados são: Exame de urina; FAN (fator ou anticorpo antinuclear); Teste de anticorpos (como o anti-Sm e anti-DNA).

Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.

Os exames para mais comuns e úteis para diagnosticar Lúpus são:

  1. Exame físico.
  2. Exames de anticorpos, incluindo teste de anticorpos antinucleares.
  3. Hemograma completo.
  4. Radiografia do tórax.
  5. Biópsia renal.
  6. Exame de urina.

É um teste realizado com o sangue do paciente, medindo a quantidade do FAN no sangue. Um resultado “negativo” significa que você não tem, ou tem níveis muito baixos de FAN no sangue. Já o resultado “positivo” acusa sua presença no sangue.

Os resultados são repetidos após várias diluições do sangue, até a fluorescência desaparecer. Resultados positivos são aqueles que permanecem brilhando mesmo após 40 diluições (resultado 1/40 ou 1:40). Portanto, um FAN reagente 1/40 significa que o auto-anticorpo foi identificado mesmo após diluirmos o sangue 40 vezes.

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?

  1. Artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca, preferencialmente, as articulações. ...
  2. Diabetes do tipo 1. ...
  3. Doença celíaca. ...
  4. Esclerose múltipla. ...
  5. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.

Veja a sensibilidade do exame FAN relacionada a algumas doenças: Artrite reumatoide: a sensibilidade é de 52%; Esclerodermia: a sensibilidade é entre 60 e 80%; Lúpus: a sensibilidade é entre 95 e 100%;

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

O FAN positivo não indica exatamente uma doença reumatológica específica, mas sim pode ajudar na investigação de inúmeros tipos de doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, psoríase, vitiligo e esclerodermia, entre outras.

O fator antinuclear (FAN), também chamado de anticorpos antinúcleo (ANA), é um ensaio comumente utilizado para detectar autoanticorpos humanos, principalmente nos casos em que há suspeita de doenças autoimunes.

Agendar exames e vacinas
Afinal, o FAN costuma ser positivo em 10% a 15% da população normal e sua ocorrência pode aumentar devido ao uso de certos medicamentos, à presença de neoplasias e à vigência de algumas infecções.

Dor muscular e articular é um sintoma importante de estar em uma crise. A pele pode parecer como se estivesse em chamas e é freqüentemente diagnosticada como “fibromialgia”. Além disso, dores e dores podem mantê-lo na cama e fora de seus pés durante toda a duração da crise.

Tipos de Dor Crônica no Lúpus
Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias). Os pacientes relatam uma diversidade de condições de dor, que também inclui sintomas como dor lombar e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).