O que é padrão de beleza texto?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4 / 5 9 votos

O que são padrões de beleza? O conceito de padrões de beleza está relacionado ao conjunto de características físicas que são tidas como ideais e tornam-se modelos a serem seguidas pelas pessoas. Esses modelos variam de acordo com o período histórico, cultura e idade das pessoas.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

Padrão de beleza é uma expressão usada para caracterizar um modelo de beleza que é considerado "ideal" em uma sociedade.

Os padrões de beleza excluem a pluralidade de corpos, de traços e de tipos de beleza. Os padrões de beleza mudam ao longo do tempo e parecem se tornar mais inalcançáveis a cada ano. É machista aceitar que os padrões inalcançáveis definam a beleza das mulheres enfatizando que elas devem persegui-los a vida toda.

Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.

O padrão de beleza refere-se às normas estéticas impostas pela sociedade. Ou seja, são padrões culturais, que vão variar em cada período histórico e contexto. Esse padrão de beleza ideal é formado pela ideia de belo – que pode mudar a todo momento.

Beleza expressa a qualidade do que é belo ou agradável. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são harmoniosas e agradáveis à vista. O conceito de beleza é variável conforme a cultura. O que é belo para uma sociedade, pode ser considerado desagradável para outras.

Norma determinada e aprovada consensualmente pela maioria, ou por uma autoridade, que é usada como base para estabelecer uma comparação. Aquilo que serve para ser imitado como modelo; protótipo. [Figurado] Nível de qualidade; classe: escola de alto padrão.

Não se sabe se o impacto é duradouro ou momentâneo, mas como já visto diversas vezes nesse canal, existe uma correlação grande entre o padrão de beleza muito magro e o desenvolvimento de depressão, anorexia e bulimia nervosa, principalmente em adolescentes de 15 a 19 anos.

Os tipos de beleza
No visagismo, as belezas são divididas em: sanguínea, fleumática, colérica e melancólica.

O padrão de beleza no Brasil
Em média, as medidas das brasileiras são 97,1 cm de busto, 85,4 cm de cintura e 102,1 cm de quadril. Mas, na prática, o que essas medidas significam?

Os padrões de beleza sofreram grandes mudanças ao longo da história. Em cada época é possível identificar a valorização por um ou outro tipo físico, dos corpos roliços aos mais secos, das barriguinhas pronunciadas aos abdomens sequinhos, dos seios minúsculos aos bustos fartos.

As conclusões apontam que a mídia tem influenciado de forma incessante a busca por uma beleza considerada a ideal, levando a um consumo exagerado de produtos de beleza e práticas que as levam a alcançar tais exigências e com isso transformando suas identidades em nome da beleza exigida pela sociedade.

1 - Sim, existe um padrão de beleza na sociedade, que é empregado pelas pessoas e até pela própria mídia, todavia a beleza em si é relativa. A beleza é relativa, pois não existe um padrão de beleza universal, de tal forma que o que é belo para um pode ser não ser belo para outro.

1. Perfeição agradável à vista e que cativa o espírito; qualidade do que é belo. 2. Aquilo ou aquele que é belo, formoso.

"O que é bonito é pra ser mostrado, mas nem todo mundo merece ver."

8 maneiras de se livrar dos padrões de beleza

  1. Trabalhe a sua auto-estima. “Você acorda, perfeita!” – ...
  2. Saiba quem você é ...
  3. Aprenda a lidar com elogios. ...
  4. Priorize a sua saúde. ...
  5. Você é única. ...
  6. Isto não é uma competição. ...
  7. Você é humana. ...
  8. Você não é uma moeda de troca.

Contudo, a maioria dos entrevistados, incluindo homens e mulheres, escolheu a silhueta no estilo mulherão! Ou seja, o padrão de beleza brasileiro que mais apareceu entre os entrevistados foi justamente aquele que apresentava curvas mais generosas.

Não existe um tipo de beleza. E percebendo isso, começamos a refletir sobre a importância de nos aceitar como somos. Se sentir como um ser único e de uma beleza única é mais importante do que tentar se moldar fisicamente para caber dentro de qualquer padrão. Até porque, o padrão não é alcançável para todas as pessoas.