O que é padecer no paraíso?

Perguntado por: ddrumond . Última atualização: 17 de maio de 2023
3.9 / 5 3 votos

“Ser mãe é padecer no paraíso” diz o ditado popular. Essa famosa frase carrega em si a ideia de maternidade enquanto um sacrifício, um padecimento sagrado a qual todas as mulheres devem se submeter para alcançarem a plenitude.

Segundo a psicoterapeuta, a pressão de ser mãe e de carregar a carga mental pode provocar raiva. "As mães muitas vezes estão no lugar da falta: falta de sono, falta de tempo para si mesmas, falta de autocuidado. Ao mesmo tempo, elas têm o melhor emprego, porém o mais exigente do mundo.

Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.

Ser mãe pode ser lindo, solitário, intenso, difícil… E é para sempre! É viver entre o tal instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada também. Entre as noites mal dormidas da maternidade real, existe também a carga de cuidar e a carreira profissional, por exemplo.

Ser mãe é também ser alguém que erra, acerta, tenta de novo e não desiste. É fazer tudo por amor ao filho, sempre com o coração disposto a aprender. Ser mãe é ter alguém em quem se inspirar para lutar e vencer as batalhas diárias da vida.

Nesses casos os pais necessitam de ajuda psicológica para que possam encarar sua vida própria sem designar outro para este fim. Pais que superprotegem os filhos não permitem que eles tenham o espaço necessário de aprendizado e de erro para lidar consigo mesmos e com o mundo de forma equilibrada.

As diferenças geracionais, os maus-tratos na infância e que deixam marcas profundas nos filhos, problemas com heranças, mau relacionamento familiar desde cedo, entre outras, são as principais causas desta tomada de posição de muitos filhos que optam por seguir a sua vida distantes dos pais.

Uma intensa resposta a frustração – Para muitos pais, gritar é a resposta à uma frustração intensa. Como pai ou mãe, você é confrontado com muitas pressões e demandas conflitantes, e a frustração é comum. E quando seu filho continuamente o desafia, pode parecer impossível evitar os gritos.

Amorosa e cuidadosa, a mãe cristã reflete à seus filhos, o caráter de um Deus vivo e verdadeiro, que tem planos e projetos para todo ser humano. A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites.

"A parte mais difícil da maternidade é deixar que os filhos errem", diz Jessica Alba.

A parte mais difícil de ser mãe é você perceber que não controla tudo, ter de lidar com imprevistos.

O que é Alma mater:
Alma mater é uma expressão em latim que significa “mãe que alimenta” ou “a mãe que nutre”, na tradução literal para a língua portuguesa.

A origem da palavra, aparentemente, é uma só. Em latim mãe é "mater", em grego é "meter", em alemão "mutter", em inglês "mother", em sânscrito "ma" ou "mata", e tudo deve ter começado por um dos sons fundamentais da espécie, que é o do bebê pedindo para mamar.

Ser filho é entender que se é alguém além da mamãe, um ser individual, cheio de competências, habilidades e potencial. Ser pai é ser sensível, valorizar cada conquista, entender as dificuldades e sempre ter um olhar otimista... Ser filho é poder contar com um colo caloroso, com um ombro amigo e um olhar bondoso.

Significa dar afeto, estimar, proteger, cuidar e esta função maternal não se esgota na relação com os filhos biológicos mas pode ser exercida em relação a todas as pessoas com quem assumimos este papel cuidador e afetivo.

Primeiro, é preciso saber o dia da ovulação (já descrevemos algumas técnicas para isso). Se o casal tiver relação no dia da ovulação ou até um dia depois, a maior chance é a de que venha a ser um menino. Se tiver relação antes da ovulação, a maior chance é a de nascer menina.

Primeira gestação: como se preparar psicologicamente

  1. Trate de suas raízes familiares.
  2. Projete seus pensamentos e emoções.
  3. Cuide também de seu estado físico.
  4. E quando a primeira gestação não é planejada?
  5. Busque apoio sempre que sentir necessidade.

8. “Tudo sou eu nessa casa.” Ela acha que não tem reconhecimento e que ninguém liga para ela - o que sabemos que não é bem verdade. Essa é a clássica frase que toda mãe fala.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.