O que é paciente Fragmentado?

Perguntado por: ureis2 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

No sistema fragmentado, a atenção primária não pode exercer o seu objetivo: coordenar o cuidado. Com isso, o foco se dá somente nas condições agudas, com a inexistência da continuidade da atenção. Sendo incapaz de responder socialmente, com efetividade e qualidade à saúde do paciente.

A equipe fragmentada em saúde é um tipo de organização do trabalho em saúde que se caracteriza pela falta de integração e comunicação entre os profissionais de diferentes áreas ou especialidades que atuam no cuidado ao usuário.

1 dividido, fracionado, partido, subdividido, separado, segmentado, repartido, desagregado, desmembrado.

Que se dividiu em várias partes ou pedaços (território fragmentado, sono fragmentado). 2. Fig. Que não possui uma verdadeira unidade (discurso fragmentado).

Existem dois tipos de fragmentação, a fragmentação interna e a fragmentação externa.

A fragmentação de sólidos é uma operação unitária que tem por objetivo reduzir o tamanho dos fragmentos de determinado material (matéria-prima ou produto final). Também é usado o termo cominuição para redução de tamanho e inclui processos como esmagar, moer, picar, porcionar (dicing), entre outros.

A fragmentação é a repartição de uma paisagem, antes contínua, em porções distintas. Considerando-se uma paisagem natural, quando ocorre a fragmentação tem-se a subdivisão da vegetação remanescente em fragmentos e a introdução de novas formas de uso da terra para substituir a vegetação que foi suprimida.

Significado de Fragmentada
adjetivo Subdividida; que sofreu fragmentação, que foi dividida ou repartida em partes ou frações menores: a base do partido está fragmentada. [Figurado] Sem unidade; que se apresenta em partes: ideia fragmentada. Etimologia (origem da palavra fragmentada). Feminino de fragmentado.

A fragmentação da produção em escala global nada mais é, em suma, que uma forma atual – e radical – de divisão internacional do trabalho, que envolve várias empresas em diversos países, cada um responsável por uma ou mais etapas de um processo produtivo.

A Unidade de Saúde da Família (USF) é o novo ou antigo Posto ou Centro de Saúde reestruturado, trabalhando dentro de uma nova lógica, que lhe atribui maior capacidade de resposta às necessidades básicas de saúde da população de sua área de abrangência.

Trata-se da integração dos opostos, que remete à experiência tipicamente humana da dilaceração interna entre amor e ódio, bem e mal, desejo e obediência à lei. Muitas pessoas vivem intimamente fragmentadas.

1. Pedaço de coisa quebrada. 2. Resto de coisa gasta, derretida ou queimada em parte, etc.

O tempo fragmentado é o tempo da duração, dos limites mínimos e máximos, do controlo e da decisão – o tempo cronológico. Para decidir precisamos de saber quanto tempo temos, em quanto tempo os resultados aparecerão, quando estaremos prontos.

Os sintomas mais comuns
O Transtorno Dissociativo de Identidade tem como sintomas mais frequentes os desmaios, a pseudoconvulsão e a amnésia (é comum as pessoas que sofrem com TDI não se lembrarem de suas ações enquanto outra personalidade estiver no controle).

Entende-se por fragmento a toda parte que compõe um elemento superior e que foi voluntária ou involuntariamente separada do resto por determinada razão.

Desigualdade social: a fragmentação pode levar a um aumento da desigualdade social, criando zonas ricas e pobres, aumentando as desigualdades entre grupos sociais.

As principais causas da fragmentação são a expansão urbana, processos de industrialização, agricultura e silvicultura intensivas e os fenômenos de expansão da infraestrutura viária (MÚGICA DE LA GUERRA, 2002).

As causas da fragmentação, em geral, são resultantes de mecanismos de perturbações ambientais, com alterações físicas, químicas e biológicas. Esses mecanismos podem ser naturais (desastres naturais) ou antropogênicos (como exploração madeireira, agricultura, estruturas lineares e ocupação humana).

Fragmentação é o processo de separação de um todo em partes. Considera-se fragmentação como sendo a divisão em partes de uma dada unidade do ambiente, partes estas que passam a ter condições ambientais diferentes em seu entorno.

Na sociologia urbana, fragmentação refere-se à ausência ou ao subdesenvolvimento de conexões entre a sociedade e os agrupamentos de alguns membros dessa sociedade nos moldes de uma cultura, nacionalidade, raça, idioma, ocupação, religião, nível de renda ou outros recursos comuns.

A fragmentação da produção é originalmente conceituada, nos estudos de organização industrial, como uma combinação de processos produtivos desenvolvidos externamente à firma, que ocorre por meio da divisão da produção em processos e unidades separadas até obter um ou vários produtos finais.