O que é ozônio retal?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

A ozonioterapia retal é um dos meios de aplicação, e é indicada especialmente para problemas relacionados ao cólon, à flora e à mucosa localizada na parede do cólon, contribuindo para a imunização do organismo e prevenção de diversos tipos de problemas que envolvem o cólon e o intestino.

A ozonioterapia preço é cobrada por sessão e seu valor pode variar de 80 a 300 reais por sessão.

O ozônio é um grande agente anti-inflamatório que diminui o estresse oxidativo e inflamação do corpo. Como ele elimina toxinas, isso acelera o processo de emagrecimento, além de atuar como destruidor das células de gordura.

De maneira segura e eficiente, o ozônio demonstrou-se eficaz contra situações como:

  • Úlceras;
  • Fístulas;
  • Perda de pele em feridas não cicatrizantes;
  • Complicações sépticas pesadas, crônicas e resistentes a antibióticos;
  • Procedimentos cirúrgicos;
  • Infecções secundárias da pele.

Efeitos colaterais
No caso da aplicação pelo reto, o paciente pode sentir desconfortos, cãibras e gases em excesso, porém tudo isso é temporário. Vale reforçar que o ozônio nunca deve ser inalado, pois pode provocar tosse, náuseas, vômito e dores de cabeça e em casos mais graves, complicações respiratórias.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária, em outubro de 2020, regulamenta através da, RESOLUÇÃO Nº 1364, a ozonioterapia em animais compreendida a indicação, a prescrição e a aplicação, é atividade clínica privativa do médico-veterinário.

A via de administração utilizada foi a intra-articular e a insuflação retal. A frequência do uso foi, em média, de 1 a 3 vezes por semana e o tempo de tratamento foi entre 3 a 4 meses na maior parte dos estudos.

De acordo com a nova regra, a ozonioterapia somente poderá ser realizada por profissional de saúde de nível superior inscrito em seu conselho de fiscalização profissional. A técnica, porém, é um tema que divide conselhos e associações de profissionais da saúde.

Para se ter uma ideia, o tempo médio em que o ozônio se mantém íntegro é de 30 minutos em uma temperatura de 20ºC. Sendo assim, o recomendado é que a Ozonioterapia seja feita durante os 10 primeiros minutos em que o gás é obtido.

Nos processos inflamatórios intestinais, particularmente nas fases avançadas, a aplicação local do ozônio na forma de insuflação retal é muito útil. Uma serie de 10 aplicações é suficiente na maioria de casos, podendo chegar a 20 sessões nos casos mais graves.

Com quantas sessões de Ozonioterapia verei resultados? Cada pessoa apresenta respostas individuais variáveis. O recomendado é entre 06 e 10 sessões. Algumas pessoas relatam sentir melhora significativa a partir da segunda sessão.

O tratamento com a ozonioterapia funciona com ação imediata, seja na forma de contato com o organismo através de uma injeção, por exemplo, ou no uso externo.

Em humanos, o ozônio afeta o sistema respiratório, sistema cardiovascular e causa mortalidade. Estudos relatam que em humanos, o ozônio tem efeitos nos olhos, pele, sistema imunológico e causa danos no DNA. Vários estudos sobre o efeito do ozônio no sistema respiratório, foram realizados.

A principal contraindicação é deficiência da enzima Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD), conhecida como favismo, em função do risco de hemólise. ”

A Ozonioterapia atua de forma contundente, modulando o processo inflamatório, tendo seu principal efeito biológico relacionado à inibição do fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) – efeito exatamente semelhante ao dos medicamentos de alto custo utilizados no tratamento de AR.

Ao contrário da água oxigenada, a água ozonizada pode ser bebida sem problemas. Seja na forma de água ou como óleo, o ozônio pode ser aproveitado de forma benéfica, embora possa ser tóxico quando se encontra no ar. A água ozonizada deve ser preparada e bebida gelada e em até 10 minutos após o preparo.

A ação do ozônio, além do efeito supressor na cascata inflamatória, com sua propriedade antioxidante age quebrando as cadeias de glicosaminoglicanos no núcleo pulposo, dessa forma reduzindo o tamanho da hérnia por diminuir sua capacidade de reter água, o que reduz também a dor (SIRE A, et al., 2021).

Durante as sessões de insuflações retais com a mistura de ozônio com oxigênio (ozonioterapia retal), o gás é introduzido no intestino por meio de um cateter no cólon. Isso faz com que o ozônio auxilie no tratamento de inflamações, removendo agentes perigosos à saúde, tais como vírus, bactérias, levedura e parasitas.

Isso porque a técnica chegou a ser recomendada pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), mesmo sem ter eficácia comprovada contra o coronavírus.

Ozonioterapia como tratamento para má circulação
O Ozônio Medicial é um poderoso agente contra inflamações e infecções, que estimula a circulação sanguínea e é um importante aliado na prevenção das hemorroidas.