O que é Ozena?

Perguntado por: aramos3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Resumo: Ozena é uma doença nasal crônica com mecanismo etiopatológico ainda desconhecido, caracterizado por atrofia osteomucosa progressiva sem ulceração, crostas amarelo-esverdeadas, sensação de obstrução nasal e fetidez intensa.

Spray Nasal
Euphorbium + Associação auxilia no tratamento da rinite de origem diversa (viral, bacteriana, alérgica), rinite seca, rinite hipertrófica e atrófica, como tratamento coadjuvante em caso de ozena, sinusite crônica, e para melhorar a respiração nasal em caso de rinite alérgica.

A Rinite Atrófica fétida ou ozena é uma doença crônica caracterizada por secreção amarelada na fase inicial e nas outras fases com crostas fétidas e atrofia do revestimento ósseo mucoso.

Ozena é uma doença nasal crônica com mecanismo etiopatológico ainda desconhecido, caracterizado por atrofia osteomucosa progressiva sem ulceração, crostas amarelo-esverdeadas, sensação de obstrução nasal e fetidez intensa.

O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.

Passe a língua na parte de trás da mão ou em um ponto do braço, aproxime o nariz e cheire. A umidade reforça o odor, ficando mais fácil detectá-lo. Peça para um amigo ou parente cheirá-lo. Fale com alguém que seja mais chegado e possa fazer uma avaliação honesta.

tioacetona

O cheiro da tioacetona é tão desagradável que, apesar de não se tratar em si de um composto tóxico, por conta do fedor ela se torna um grande perigo – capaz de causar pânico, náusea, vômito e desmaio a grandes distâncias, sendo capaz de intoxicar a área de uma cidade inteira.

A carne no nariz é um termo que se refere ao surgimento do inchaço das adenoides ou dos cornetos nasais, que são estruturas da parte interna do nariz que, quando estão inchadas, dificultam a passagem do ar.

O pus produzido na garganta durante infecções e as bactérias da região da boca e da cavidade nasal durante um quadro de sinusite, acabam liberando mau cheiro. Gargarejos com água morna e sal ajudam a melhorar a infecção e acabar com o pus.

Em um copo de água morna adicione 1 colher de chá de sal e 1 uma colher de chá de bicarbonato de sódio; O uso da ampola nasal fará esse líquido passar de uma narina para a outra, realizando uma limpeza e proteção. O gengibre é um anti-histamínico natural e contém muitas propriedades que aliviam os sintomas da rinite.

Para tentar evitar o cheiro desagradável causado por uma sinusite, por exemplo, uma dica legal é usar soro fisiológico para lavar as narinas na tentativa de desobstruir a passagem do ar e evitar que a respiração seja puramente pela boca.

A rinite não-alérgica também pode causar dor na face, espirros, o nariz dolorido ou formar uma crosta em torno das narinas. O nariz entupido pode levar a uma sensação reduzida de olfato e paladar.

O diagnóstico da rinite atrófica é feito clinicamente pela presença das alterações nasais características. O objetivo do tratamento da rinite atrófica é acabar com a infecção secundária, diminuir a quantidade de crostas e aliviar o odor nasal fétido.

Segundo o médico, os cornetos são estruturas que ficam dentro do nariz e que transformam o ar externo frio em quente e úmido, essencial para manter uma respiração adequada. “Na rinite, os cornetos estão aumentados e dificultam a entrada de ar, dando uma sensação de obstrução nasal”, afirma o especialista.

Apesar de extremamente desconfortável, a obstrução nasal decorrente das gripes e resfriados indica que o organismo está reagindo para eliminar o vírus que ataca inicialmente a mucosa do nariz. Só que essa reação inflamatória pode ser exagerada, produzindo congestão, coriza e, às vezes, espirros.

A rinite é qualquer processo inflamatório da mucosa nasal. Quando ela é eosinofílica e mediada pela imunoglobulina IgE, é chamada rinite alérgica.

Os distúrbios que causam inchaço das membranas do nariz, tal como a rinite alérgica ou infecções respiratórias por vírus são a causa mais comum porque o inchaço evita que o fluido drene normalmente. Um septo nasal desviado ou outra obstrução do nariz pode prender o fluido em um seio.

Dietas muito restritivas podem levar ao mesmo efeito, assim como a pouca ingestão de água e alimentação de algumas comidas fortes, como alho e cebola. Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Continuar lendo