O que é oxidação de aparelho?

Perguntado por: ipadilha . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quando um celular molha por algum motivo, seja por acidente ou até mesmo uma falta de cuidado do usuário, um dos possíveis danos é a oxidação (também chamada de óxido de ferro ou ferrugem) dos componentes.

Deixar o celular no banheiro durante o banho quente é furada: a umidade do ar oxida os mecanismos do aparelho. O suor do rosto e os respingos de líquidos em geral têm o mesmo efeito. Em alguns casos, o conserto pode chegar a R$ 350.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

Qualquer tipo de umidade, vapor ou mesmo calor excessivo podem desencadear, a médio e longo prazo, um processo de oxidação nos celulares.

Se for possível, retire a bateria do aparelho porque a carga elétrica pode acelerar o processo de corrosão de oxidação do iPhone, atingindo a memória, circuitos de dados, entre outras partes. Assim como também não se deve tentar carregar o aparelho após ter caído na água.

Os técnicos da assistência da Celsite realizarão uma avaliação para diagnosticar se o smartphone pode receber o serviço de desoxidação. Em caso positivo, o trabalho de desoxidação de celular é realizado em, no máximo, cinco dias.

Basta jogar um pouco de vinagre branco sobre a parte enferrujada e deixar agir por algumas horas. Após isso, passe uma esponja ou pano macio para remover a sujeira. Depois, passe um produto de limpeza que você usa no dia a dia para tirar o cheiro de vinagre e seque muito bem com um pano seco.

Se a oxidação já surgiu, o primeiro passo é removê-la de forma mecânica ou com ajuda de produtos químicos, como o Quimox, da Quimatic Tapmatic. Depois, é necessário voltar a proteger a superfície com um revestimento, como tinta, por exemplo, evitando que o metal tenha contato direto com o oxigênio.

A galvanização, ou seja, a aplicação de zinco metálico em peças de aço ou ferro, é uma das formas mais utilizadas de proteger contra a oxidação. Na superfície de máquinas, o método a frio pode ser o mais indicado.

Para saber se houve o processo de oxidação é necessário descobrir se teve transferência de elétrons em uma reação. Para isto, analisa-se o número de oxidação (nox) do elemento. A camada de valência determina a quantidade de elétrons que um átomo necessita ganhar ou perder para obter estabilidade.

O Processo de Oxidação e a Formação dos Compostos Relacionados à Rancidez. A oxidação é um processo irreversível muito comum em óleos e gorduras, bem como em alimentos que contém estes componentes em sua composição. O resultado da oxidação são sabores e odores indesejáveis.

Existem quatro tipos de reações de oxidação orgânicas, que são: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.

Orientações de manutenção preventiva
Por maior que seja a qualidade do material, galvanização e revestimento, pode ser que os aparelhos venham a apresentar algum sinal de ferrugem, o que é normal graças à ação das intempéries, da umidade excessiva ou do longo tempo de uso.

- Se o seu aparelho apresentar defeito e o laudo caracterizar oxidação do produto, exija o cumprimento da garantia. - Se o problema não for resolvido de forma administrativa, você deve entrar com um processo no Juizado Especial Cível.

O Álcool Isopropílico é sem dúvidas o melhor produto para eliminar essas impurezas de forma segura, ele é capaz de eliminar em média 99,99% das impurezas que estão inseridas na placa eletrônica que você está montando, soldando ou realizando manutenções.