O que é ovário aumentado de volume?

Perguntado por: emoraes6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Ovários que estão aumentados de volume, comumente duas vezes o tamanho normal, com pequenos cistos na superfície do ovário são os chamados ovários policísticos. Eles podem ser vistos em situações onde a mulher tem ciclos menstruais cronicamente atrasados.

O tratamento das inflamações do ovário geralmente é feito por meio de antibióticos. Os mais utilizados são azitromicina e amoxicilina, que podem ser administrados por um período relativamente longo (8 a 14 dias).

Cada ovário ocupa, em média, um volume de 10 cc (cm cúbicos) ou o tamanho de uma amêndoa. Os ovários produzem os hormônios femininos (estrogênio e progesterona). Durante o período reprodutivo, eles “lançam” óvulos nas trompas e, caso fecundado, transformam-se em embriões.

OVÁRIOS POLICÍSTICOS. A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

Pois saiba que é sim normal tê-los em tamanhos distintos. Ovários normais tem de 3 a 18 cm cúbicos. Durante a ovulação, por exemplo, o ovário que se prepara para liberar um óvulo, vai ficar um pouco maior que o outro.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA DIMINUIR OS IMPACTOS DA SÍNDROME DE OVÁRIOS POLICÍSTICOS (SOP) EM SUA SAÚDE?

  1. Ter uma dieta balanceada. ...
  2. Ter refeições regulares, especialmente o café-da-manhã
  3. Exercitar-se regularmente (30 minutos por pelos menos 3 vezes por semana)

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Tipos de cisto de ovário
Normalmente, não apresenta sintomas e não necessita de tratamento. Seu tamanho varia de 2,5 cm à 10 cm e geralmente diminui no período de 4 a 8 semanas, e não é considerado um tipo de câncer.

A menstruação geralmente não altera com o cisto de ovário, mesmo que seja de endometriose. Por outro lado, quando o cisto aparece por persistência de um folículo (cisto fisiológico, natural) que não ovulou, pode relacionar-se com o mecanismo normal do ciclo menstrual, acarretando irregularidade menstrual.

Em geral, medem 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura.

O ovário tem mais ou menos 9 cm³. O ovário policístico chega a ter 20 cm³, quer dizer, o dobro do volume. Além disso, sua aparência é típica: fica coberto por uma capa branca semelhante à albugínea que envolve o testículo, e os cistos formam uma saliência na superfície.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Uma maneira de determinar isso é com um exame de sangue que mede uma proteína chamada antígeno cancerígeno 125 (CA-125). Antes da menopausa, existem outras condições que podem causar altos níveis de CA-125 no sangue.

Os cistos ovarianos e as dores nas costas geralmente estão ligados porque um crescimento no ovário às vezes pode causar desconforto na região lombar. Essa dor pode ser causada pelo tamanho, posição ou crescimento do cisto. Também pode ser determinado pelo número de cistos que uma mulher tem em seus ovários.