O que é ouvido de tísico?

Perguntado por: edinis9 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

As pessoas que sofrem de tuberculose pulmonar tornam-se muito sensíveis, incluindo uma notável capacidade auditiva. A expressão «ter ouvidos de tísico» significa, portanto, «ouvir tão bem como aqueles que sofrem de tuberculose pulmonar».

Na laringe, o acometimento pela tuberculose em geral se manifesta como rouquidão persistente; outros sintomas incluem dor de garganta e dificuldade de se alimentar (disfagia).

Celina Boga - O principal sintoma é a tosse. A pessoa pode tossir meses, sem, contudo, pensar na tuberculose. Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue.

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: Febre vespertina.

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.

Tuberculose extrapulmonar: é quando a doença atinge outros órgãos além do pulmão, como a pleura (que é uma membrana que reveste os pulmões), os gânglios linfáticos, ossos, rins etc. Tuberculose miliar: acontece uma disseminação do bacilo de Koch por todo o corpo. É muito perigosa e pode ser mortal.

Existem cinco tipos de tuberculose: a pulmonar, a miliar, a óssea, a ganglionar e a pleural. Falamos mais sobre elas agora: Tuberculose pulmonar: acontece quando o bacilo se aloja nos pulmões. É o tipo mais comum de tuberculose é a que proporciona os sintomas mais “clássicos”, como tosse seca.

Por outro lado, inicialmente, a tuberculose pode ser confundida com o câncer de pulmão, já que alguns sintomas são parecidos e as lesões nos exames de imagem também podem ser similares em alguns casos.

A tuberculose pode afetar vários órgãos, mas o mais comum é o acometimento dos pulmões. A tuberculose fora dos pulmões (extrapulmonar) pode atingir a pleura, os gânglios linfáticos (linfonodos), a meninge, os ossos, os rins, o intestino e entre outros órgãos.

A tuberculose afeta predominantemente os pulmões, e muitos pacientes, não obstante a cura confirmada bacteriologicamente, terão sequelas da tuberculose, com perda da função pulmonar e sintomas respiratórios crônicos, além de diminuição da capacidade de exercício e da qualidade de vida.

Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão.

Período de Incubação. Apos a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.

A tuberculose pode ser diagnosticada por exames de laboratório, por exemplo, a amostra do escarro (catarro), conhecido por baciloscopia. E também por exames complementares como a radiografia do tórax (peito) do paciente.

No caso dele, ocorreu a tuberculose pleural, que atingiu a membrana que reveste os pulmões. Esse tipo de tuberculose não é contagioso, já que não dissemina a bactéria pela respiração, tosse ou espirro, como ocorre quando o problema afeta os pulmões.

É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ... A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR.

Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar.