O que é otite silenciosa?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.1 / 5 2 votos

A Otite média secretora é uma doença predominante em crianças com dificuldades respiratórias, respiradoras bucais e com aumento das adenóides. É uma doença silenciosa; ou seja: não causa dor; e, normalmente, a hipoacusia (diminuição da audição) é o único sintoma.

A otite média aguda é causada por bactérias e vírus que provocam inflamação e/ou obstruções. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções respiratórias ou na garganta devido à passagem de micro-organismos das vias aéreas para a orelha.

Otite média crônica
Apresenta risco de complicações graves, como surdez, paralisia facial, tontura e meningite. Os principais sintomas são secreção no ouvido, muitas vezes com odor ruim, e perda de audição.

A otite crônica é causada pelo bloqueio da tuba auditiva, responsável por conectar o ouvido médio à parte posterior do nariz, devido a lesões no ouvido. O quadro pode se agravar após uma infecção na garganta ou nariz, como no caso de resfriado, ou depois de entrar água no ouvido médio durante a natação ou um banho.

O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média, por 10 dias. Já na otite interna, que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar e não há previsão de tempo médio para curar a condição.

Tratamentos. Na otite bacteriana, o tratamento é o antibiótico, oral ou tópico, enquanto, na otite serosa, o tratamento passa por procurar ventilar melhor o ouvido médio, recorrendo a anti-inflamatórios e a uma boa higiene nasal. Quando estes tratamentos não resultam, há que recorrer então a uma cirurgia.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o tratamento seja iniciado com Amoxicilina em dose habitual (50mg/kg/dia) em casos simples, ou seja, se não houver histórico de otites de repetição, conjuntivite concomitante ou uso prévio de antibióticos nos últimos 30 dias.

As otites recorrentes podem levar ao acúmulo de líquido no ouvido médio, que não desaparece. Quando isso acontece, denomina-se otite crônica ou de longo prazo.

O diagnóstico da otite é feito por meio da análise dos sintomas apresentados e do exame de otoscopia, no qual o médico faz um exame da orelha utilizando o otoscópio. Os tipos de otite variam de acordo com a parte do ouvido afetada. Pode ser externa, média e interna.

Essa inflamação, bastante comum na região, principalmente em crianças, pode ser o resultado direto de alergias ou ações de bactérias, vírus ou fungos. A otite de repetição normalmente provoca sintomas leves, mas também pode resultar em problemas mais graves quando negligenciada.

Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, por exemplo, pois a meninge (membrana que reveste o sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal) passa próximo do ouvido médio.

Três gotas de OTOSPORIN® devem ser inseridas na orelha afetada, três a quatro vezes ao dia, por um período de sete a dez dias, ou de acordo com as orientações médicas.

Aliviar a dor é importante. As dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. A administração de sprays nasais descongestionantes contendo fenilefrina ou descongestionantes por via oral tais como pseudoefedrina pode ser feita em adultos.

Existem diferentes tipos de otite, que variam de acordo com a parte do ouvido afetada (externa, média ou interna) e seu tempo de duração (aguda ou crônica). A condição pode acometer pessoas de todas as idades, embora as crianças tenham maior propensão a apresentar a maioria dos tipos de otite.

Causas da otite de repetição
Geralmente, as otites médias agudas – que, quando frequentes, tornam-se otites de repetição – são infecções provocadas por ações de vírus ou bactérias. Por esse motivo, é comum que sejam acompanhadas por gripes, resfriados e/ou alergias.

Como acontece o tímpano rompido? Quais os sintomas desse problema?

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.