O que é otimismo e motivação?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4 / 5 18 votos

O otimismo é a melhor motivação que precisamos. O otimismo tem que ser sempre reforçado. Tente olhar o lado positivo da situação para que sua motivação siga firme e forte. Enquanto a vontade de vencer estiver aí dentro nada aqui de fora poderá te enfraquecer.

Procure ter hábitos saudáveis
Hábitos saudáveis contribuem muito na escalada do nosso otimismo. Ao praticar exercícios físicos regulares, o corpo libera algumas substâncias químicas, como a serotonina, trazendo sensação de bem-estar, melhorando o humor e diminuindo a ansiedade.

Seja otimista
Se seus olhos estiverem saudáveis, todo o seu corpo está cheio de luz” (6:22). Ele se refere à maneira de perceber o mundo, a nunca se esquecer que nosso Pai está sempre conosco, principalmente nos momentos difíceis, nos provendo e nos protegendo. “Ponha a sua esperança em Deus!” (Salmos 42:11).

A pessoa otimista não inibe seus sentimentos e nem esconde quando está triste ou estressada. Ser otimista é acolher suas dores e logo buscar uma saída para isso. Já na positividade tóxica não há espaço para outro sentimento que não seja a felicidade.

Na Bíblia, Paulo ensinou que a motivação que o espírito de Deus promove é de extrema importância para vencer as lutas diárias. O apóstolo afirma, em Filipenses 2: 11-13, que “quando motivados pelo Espírito, nos sentimos cheios de força para fazer de tudo o que for preciso”.

“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.

A razão pela qual uma pessoa está motivada diz respeito ao objetivo que a fez tomar uma ação. Vamos a um exemplo: uma pessoa pode estar motivada a acordar cedo e ir para a ginástica porque deseja que seu corpo seja aprovado por outras pessoas ou porque a ginástica traz muito bem-estar a ela.

É uma atitude útil em relação à vida, a si mesmo e aos outros, porque permite que você considere todas as formas e caminhos para ser bem-sucedido. E isso em qualquer situação, seja ela favorável ou não. Isso pode melhorar seu bem estar, melhorar relacionamentos, melhorar sua autoestima etc.

O otimismo vem carregado de bons sentimentos. Ele gera alegria, motivação e entusiasmo. E tudo isso leva a um trabalho melhor e mais produtivo. Quem é otimista não gasta seu precioso tempo achando que as coisas não vão funcionar, e concentra sua atenção em planos e estratégias para que seus projetos deem certo.

Ser otimista é ter atitudes seguras, em face aos problemas humanos e sociais, e considerá-los passíveis de uma solução positiva. O indivíduo otimista se mostra sempre esperançoso, vê sempre as dificuldades pelo lado mais favorável.

6 dicas sobre como ser mais otimista

  1. Veja o outro lado da dificuldade. Quando passamos por momentos difíceis, em geral vemos só os aspectos negativos da situação e achamos que ela não pode mudar. ...
  2. Crie metas para o dia. ...
  3. Mentalize o lado bom. ...
  4. Fortaleça as relações. ...
  5. Pratique o meio-sorriso. ...
  6. Pratique a meditação da gratidão.

A fome emocional é caracterizada pela ausência de sintomas físicos de fome e é desencadeada por algum aspecto emocional, como raiva, tristeza, angústia, ansiedade entre outros. Portanto, a fome emocional não tem relação com as nossas necessidades fisiológicas, mas sim com nosso estado mental e emocional.

Alimentos proibidos: 5 que você precisa evitar ao máximo

  • Frituras em óleos vegetais. As frituras são alimentos prejudiciais ao corpo, pois não permitem que todo o nutriente do alimento seja absorvido. ...
  • Comida industrializada e congelada. ...
  • Temperos prontos em cubos. ...
  • Embutidos e carnes processadas. ...
  • Refrigerantes.

Resumindo, a fé leva você a acreditar mais, porém a agir pouco. Enquanto o otimismo leva você a agir, acreditar, e agir mais ainda. Você pode construir subsídios que geram otimismo, mas não fé. A fé vem de dentro (algo inexplicável), o otimismo vem de fora (cenário positivo).

Os problemas do otimismo
Para Tali Sharot, um dos principais autores do estudo, os resultados sugerem que nós escolhemos as informações que iremos ouvir. E, quanto mais otimista formos, menor nossa propensão de sermos influenciados por informações negativas sobre o futuro.

O excesso de positividade e otimismo pode fazer com que a pessoa desenvolva quadros de ansiedade e depressão, já que há uma negação da importância dos sentimentos ruins.

O otimismo é uma variável cognitiva que reflete quão favorável uma pessoa é em relação ao seu futuro (Carver, & Scheier, 2019). O interesse em estudar o otimismo é antigo e esteve atrelado ao conhecimento das diferenças entre otimistas e pessimistas e o modo de se relacionarem com o mundo.

O otimismo ingênuo atribui à escola uma função salvadora, capaz de alavancar a sociedade, ou seja, a escola tem uma autonomia absoluta na sua inserção social, é capaz de modificar a sociedade, mas não é modificada por ela, razão da ingenuidade dessa concepção.

atos de serviço (quando alguém a ajuda em algo) toque (quando alguém a abraça) palavra (quando alguém fala o quanto gosta dela) tempo de qualidade (quando alguém fica com ela, dando atenção)