O que e osmose na biologia?

Perguntado por: lgarcia7 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Processo físico que realiza o transporte de água dentro das células. A osmose é um processo, no qual a água é transportada de uma solução menos concentrada em soluto (hipotônica) para uma solução mais concentrada em soluto (hipertônica) pela membrana plasmática, dentro da célula.

As partículas dos resíduos tóxicos presentes no sangue da pessoa passam através da membrana (processo de osmose), sendo eliminados. Já o sangue limpo volta para o corpo do paciente. Como as células sanguíneas, as proteínas e outros componentes são grandes, eles não passam pelos poros da membrana.

Solução isotônica, hipertônica e hipotônica.

A osmose é o movimento da água através de uma membrana semipermeável de uma área de baixa concentração de soluto para uma área de alta concentração de soluto. A osmose ajuda a regular o fluxo de água para dentro e para fora das células, o que é crucial para a função delas.

Difusão simples corresponde ao movimento de partículas do meio mais concentrado para o meio menos concentrado. Osmose é um processo de difusão de água através de membrana seletivamente permeável. Difusão facilitada envolve proteínas de transporte.

A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Por exemplo, se você colocar uma célula qualquer em água pura, com certeza ela ficará mais cheia. Isso acontece porque a concentração de água é maior fora da célula, então ela trabalha para manter o equilíbrio e dá passagem à água do meio externo. Agora, se a água estiver misturada com açúcar, a célula ficará menor.

A água entra ou sai da célula através de canais protéicos, chamados de porinas. Apesar de se assemelhar muito com a difusão facilitada (não envolve gasto de energia, proteínas mediando o transporte etc.), a osmose leva em consideração a concentração desolvente, no caso água, nesse transporte.

Como a osmose ocorre? Através da membrana, a água pode se movimentar livremente de modo que prevaleça o equilíbrio soluto-solvente. Assim, a água se movimenta sempre da região de menor concentração de soluto para o de maior concentração. A pressão responsável pelo movimento da água é denominada pressão osmótica.

A Osmose no Sangue
Se os eritrócitos forem retirados de seu ambiente aquoso normal e colocados em água destilada, as células incharão gradativamente e eventualmente se romperão, libertando seu pigmento vermelho. Isto é causado pela difusão de água, através da membrana celular, para dentro da célula.

A osmose é uma propriedade coligativa que funciona da seguinte maneira: Ocorre a passagem do solvente para uma solução ou a passagem do solvente de uma solução diluída para outra mais concentrada, por meio de uma membrana semipermeável.

A osmose aparece em nosso cotidiano em diversos momentos. Podemos citar o exemplo do processo de salgar carnes para a sua conservação. Os micro-organismos que causariam a degradação da carne perdem água do seu interior para o meio externo, que está com concentração de sal, fazendo com que o alimento dure mais tempo.

Em uma planta, a raiz é a região de alto potencial químico; e nas folhas esse potencial é menor. Desse modo, ocorre a movimentação da água da raiz em direção às folhas para que ocorra a fotossíntese.

Osmose na célula vegetal: quando uma célula vegetal se encontra em um meio isotônico, a célula mantém-se flácida. Agora, quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água, mas não se rompe, pois é revestida pela parede celular. Assim, a célula torna-se túrgida.

Osmose é movimento da água através de uma membrana semipermeável. Esse movimento ocorre do meio com menor concentração do soluto para a região de maior concentração. A osmose é um processo em que se observa a movimentação do solvente.

1 sinônimo da palavra osmose: Passagem de líquidos através de membrana porosa: 1 biosmose.

O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso. É a resistência do músculo ao estiramento.

A Osmose Reversa é um processo de tratamento de água amplamente utilizado que remove sais dissolvidos, impurezas e contaminantes da água. Funciona aplicando pressão na água para forçá-la através de uma membrana semipermeável, que deixa passar apenas a água pura, rejeitando as impurezas.

A osmose é um tipo de transporte passivo. O transporte passivo caracteriza-se por ser um tipo de transporte em que não há gasto de energia. O transporte passivo é o nome dado a todos os tipos de transporte de substâncias pela membrana que não levam a célula ao gasto de energia.

A difusão é um processo que ocorre na célula quando esta é colocada em um meio com diferente concentração de soluto. Sem que haja consumo de energia pela célula (transporte passivo), o soluto migra da região mais concentrada para a menos concentrada.

Passagem da água de um local de menor concentração para outro de maior concentração.

Continuar lendo Por que ocorre a osmose?