O que é ortografia na gramática?

Perguntado por: enunes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

A ortografia é a parte da gramática que mostra a forma correta de utilizar, na escrita, as letras e os sinais gráficos.

Analisando as línguas europeias, podem ser identificados dois padrões de ortografias diferentes: Ortografia fonética. Cada som corresponde a uma letra ou grupo de letras únicos e cada letra ou grupo de letras corresponde a um único som. Ortografia etimológica.

A ortografia se encarrega de determinar o uso correto das letras e dos sinais de acentuação e de pontuação. Ao estabelecer as normas de escrita, a ortografia segue critérios etimológicos e fonológicos. A forma de escrita é fruto de acordos entre países que possuem o mesmo idioma.

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

No menu Word, clique em Preferências > Ortografia e Gramática. Na caixa de diálogo Ortografia e Gramática, em Ortografia, marque ou desmarque a opção Verificar ortografia ao digitar.

Um erro ortográfico é um erro na forma correta de escrita de uma palavra, bem como no correto uso dos sinais de acentuação e sinais auxiliares da escrita.

Elas devem ser subdivididas em:

  • Transcrição da fala. Ocorre quando o aluno escreve como fala. ...
  • Regularidades contextuais. O aluno não conhece as regras ligadas à posição ou à vizinhança da letra na palavra. ...
  • Regularidades morfológicas. ...
  • Sílabas não-canônicas. ...
  • Segmentação de palavras. ...
  • Etimologia. ...
  • Nasalização.

O site Corretor ortográfico é uma forma simples e prática para corrigir trechos de textos. Nele, você copia e colar um texto de até 10 mil caracteres, clica no botão de verificação e pronto! A ferramenta sinalizada os erros gramaticais e de sintaxe.

Uma avaliação abrangente da escrita deve contemplar instrumentos capazes de avaliar os distintos componentes ou aspectos desta habilidade (por exemplo: ortografia, grafia e produção), de modo a permitir a identificação de déficits ou dificuldades específicas.

A habilidade EF67LP32 consiste em: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.

A autora defende que o ensino da ortografia se desenvolva através de seqüências didáticas que estimulem o aluno a analisar, a refletir, a discutir e a explicitar o que sabe sobre a norma, a fim de que ele possa tomar consciência de suas regularidades e irregularidades.

As regras gramaticais servem para o uso mais correto de uma língua tanto na escrita quanto na leitura.
...
São 10 as classes gramaticais, confira a seguir:

  • Verbo, substantivo e adjetivo;
  • Numeral, artigo e pronome;
  • Interjeição, preposição, conjunção e advérbio.

As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado. São elas que estabelecem as normas de concordância e regência verbal e nominal, estabelecem as flexões de gênero, número e pessoa, as colocações das palavras nas frases e até a pronúncia e acentuação.

Por exemplo: abacaxi é com “x”. Ao redigir “abacachi”, há, portanto, um erro ortográfico. Fazem parte da ortografia o uso dos sinais gráficos e de pontuação e a crase. Já a gramática significa o conjunto de prescrições e regras que determinam o uso considerado correto da língua escrita e falada.

No estágio ortográfico, a criança passa ao reconhecimento visual direto das palavras, pela estratégia lexical, e não está mais na decodificação — estratégia fonológica.