O que é Orqui na enfermagem?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

I) O prefixo orqui é relativo ao testículo e o sufixo colpo é relativo à vagina. II) Na colecistectomia o cirurgião faz a retirada parcial dos cólons do intestino grosso.

Êmese: ato de vomitar. Entérico: relativo ao intestino. Epistaxe: sangramento no nariz. Equimose: sangue depositado por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas.

É um procedimento cirúrgico que cria o estoma, um orifício, na parede abdominal ou na traqueia, de maneira definitiva ou provisória. Sem a estomia, os quadros de inúmeros pacientes não teriam solução.

Astenia consiste na condição de perda ou diminuição da força física. Este termo médico é entendido como sinônimo de fadiga do corpo, que pode ser de origem orgânica ou psíquica.

Epigastralgia é a dor na parte superior do abdome ou epigástrio, também conhecida popularmente como dor na “boca do estômago”.

Algia: dor de origem subjetiva, sem lesão anatômica ou orgânica apreciável. Álgico: relativo a dor, doloroso. Analgesia: perda da sensibilidade para a dor, conservando a sensibilidade tátil. Anasarca: edema generalizado.

Terminologias diversas:
Enxerto: Transplante de órgãos ou tecidos. Amputação: Operação para eliminar membro ou segmento de corpo necrosado. Anastomose: Formação de comunicação entre órgãos ou entre vasos. Artrodese: Fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies.

Exprime a noção de intestino grosso (ex.: colorrectal ; coloscopia).

Diarreia: evacuações frequentes e liquidas. Diplegia: paralisia bilateral. Diplopia: visão dupla. Disfagia: dificuldade de deglutir.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo). Disfagia – Distúrbio em que o paciente apresenta dificuldade de deglutição. Ex.: megaesôfago chagásico. Disfasia – Perturbação na compreensão e/ou expressão da linguagem.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Pexia: significa fixação de uma estrutura corpórea.

Existem dois tipos de diérese: Incisão: ato de separar os tecidos com corte, e divulsão: ato de separar os tecidos sem corte. Consiste na primeira etapa da cirurgia, sendo seguida pela hemostasia e síntese. Se implicar retirada de tecido ou de órgão, pode ser chamada de exérese.

Os atos cirúrgicos são designados por termos formados, de maneira geral, por prefixos ou palavras que apontam o órgão em causa, e por sufixos que indicam o ato cirúrgico realizado.

Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.

Em medicina a chamamos de tosse produtiva. O catarro, ou expectoração, são na verdade secreções e muco produzidos pelas vias aéreas. Este muco normalmente é claro, mas se estiver sendo produzido por uma infecção, ele se torna purulento, cuja aparência mais comum é de uma expectoração amarelo-esverdeada.

Ferida lacerada: quando há arrancamento ou laceração dos tecidos. Ferida perfurada: ferida produzida pela penetração de objeto perfurante. Ferida séptica: ferida infectada. Ferida: lesão.

Edema. O edema consiste no inchaço em qualquer parte do corpo. Contudo, também representa um problema sério, que resulta da saída de líquidos em excesso dos vasos sanguíneos para os tecidos corporais.

Cefaleia é um termo técnico e significa exatamente o mesmo que dor de cabeça.

Eritema é um termo médico para designar um sinal clínico presente em várias patologias e caracterizado por rubor da pele ocasionado pela vasodilatação capilar.

O soluço, salouco ou singulto (em latim: Singultus) é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico.