O que é Orobó no candomblé?

Perguntado por: ipeixoto5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Orobô ou orobó (em iorubá: orogbo), cujo nome científico é Garcinia kola, é um fruto sagrado de origem africana, muito utilizado nos rituais do candomblé. Pertence a família da Garcinia.

O nome Orobó surgiu devido à existência de um rio do mesmo nome que atravessa o município. O rio Orobó se dirige no sentido oeste-leste, cortando tranversalmente o município, de encontrar-se com o rio Tracunhaén, na localidade Cedro.

O termo QUARTINHA se refere a um recipiente de barro, usado para acondicionar líquidos com capacidade de 250 ml a meio litro. É um dos utensílios indispensáveis nos cultos afro-brasileiros, sendo usado na maioria dos assentamentos e na obtenção dos AXÉS.

Omi (água) e obi (semente africana), por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Bori é um ritual da religião tradicional iorubá e consequentemente das suas afrodescendentes, como o candomblé, e principalmente os da candomblé Queto. É um rito elaborado a quem se propõe a ingressar na religião dos orixás.

Bori: da fusão bó, que em ioruba significa oferenda, com ori, que quer dizer cabeça, literalmente traduzido significa “Oferenda à Cabeça”. A ação consiste em oferecer comidas sacrificais a cabeça de doze performance, sendo estes representações vocativas e iconográficas dos doze principais orixás do candomblé.

Quando um médium sai ou abandona um terreiro, a obrigação dele é retirar a sua quartinha, suas firmezas, roupas, guias, etc. O dirigente daquela casa não tem obrigação nenhuma de cuidar da quartinha do filho da casa.

Orobó comemora 90 anos de emancipação política.

Quem nasce em Orobó é orobense .

orobóorobó | n.

Este banho serve, principalmente, para tirar as energias negativas e para a prosperidade.

A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada. Quartinha com asa é destinada a orixás e entidades femininas e as quartinha sem asa aos orixás e entidades masculinas.

Obi é um elemento muito importante no culto de Vodun, Orisa e Nkise. A noz de cola, Obi, é o símbolo da oração no céu. É um alimento básico, e toda vez que é oferecido, o seu consumo é sempre precedido por preces. Foi Orunmila quem revelou como a noz de cola foi criada.

O ritual de Bori no Candomblé - Ketu, dura aproximadamente três dias. Durante todo o processo, a pessoa fica reclusa em um quarto, onde apenas algumas pessoas tem acesso. Liturgicamente o ritual é muito bonito. Já no Culto Tradicional, dura uma noite e uma manhã.

Suspenso o bori depois de 3 dias normalmente, começa a iniciação propriamente dita, que é a catulagem (cortar o cabelo), dependendo da casa esse processo é feito no rio, durante um ritual em que se faz alguns ebós e juramentos, e na volta é ensinado o orixá (que normalmente incorpora nesse ritual, se a pessoa for ...

O bori não é um rito público: apenas podem estar presentes, além dos noviços, aqueles que já deram bori e, em geral, só comparecem os membros do terreiro.

É aquele que guia, acompanha e ajuda a pessoa desde antes do nascimento, durante toda vida e após a morte, referenciando sua caminhada e a assistindo no cumprimento de seu destino.

Flores, que aguardam a germinação, e frutas, os produtos da flor germinada, simbolizam a fartura e a riqueza. O pombo branco é o maior símbolo do poder criador, portanto não pode faltar. A noz cola, isto é, o obi é sempre o primeiro alimento oferecido a Ori; é a boa semente que se planta e se espera que dê bons frutos.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

As quartinhas servem para abrigar fundamentos do orixá ou entidade de uma pessoa, sendo, muitas vezes, tratada como se fosse o próprio orixá ou entidade. A quartinha contém em si as partes essenciais do orixá ou da entidade por ela representada.

A quartinha tem fundamentos que muitos desconhecem e pouca gente ensina, a quartinha é um elemento de conexão com as Divindades que pode ser ativada para atuar como uma ferramenta de proteção, geração ou de absorção de energias negativas.

Pernambuco

Continuar lendo Para que serve o Orobo?