O que é Oripepe?

Perguntado por: samorim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Nas casas de Candomblé Ketú recebe os nomes de awùrépépé, éurépepe ou ainda oripépe. Pela sua importância é tida como uma planta de oro, ou seja, de fundamento. Folha ligada aos mistérios da Deusa da Fertilidade, Oxum.

Banho especial das ervas
Coloque cinco folhas da erva do seu Orixá em um litro de água fervida. Deixe a mistura amornar, coe, acrescente um pouco de sal grosso e despeje em seu corpo, do seu pescoço para baixo, após tomar o banho diário, de preferência no período da noite. Repita o ritual três dias seguidos.

Planta originária da Amazônia promove um efeito de “botox natural”, minimizando linhas e rugas. O jambu é uma planta de origem amazônica popular no norte do Brasil.

*Dor abdominal; *Problemas renais; *Para baixar os níveis de colesterol; *Para tratar a artrite,etc.

espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge é a planta certa para quem busca proteção espiritual. É a planta mais forte da umbanda, também ligada a Ogum. Traz coragem, prosperidade, e abre caminhos. Também é eficiente para combater mau agouro e energias negativas, e afastar a inveja.

Peperomia pellucida (L.)

é aromática, estimula o apetite e melhora a digestão. Também com as folhas de oriri pode se fazer chá para tratar artrite e gota. Pois as folhas e caule são anti analgésicos, anti canceriginos, anti fúngico, anti inflamatório, e diurético.

Nós temos uma novidade incrível para vocês: mudas de Oriri ou Erva de Jabuti (Peperomia pellucida). Esta planta é uma verdadeira joia da natureza, com características únicas e surpreendentes.

Conhecida entre os erveiros pelo nome de orirí ou orirí-de-oxum, é fundamental nos rituais de iniciações e obrigações periódicas que ocorrem nos candomblés jejê-ketu, entrando no àgbo de todos os Orixás. Nome popular: Alfavaquinha de cobra, Orirí.

Banho para abrir caminhos
Ferva três litros de água, em seguida, acrescente três ramos de manjericão e sete gotas de essência de alfazema. Tome o banho higiênico e depois jogue do pescoço para baixo mentalizando os caminhos se abrindo e a prosperidade.

Afastar a maldade alheia
Comece fervendo meio litro de água e coloque três pitadas de açúcar, três sementes de girassol e três flores secas de camomila. Tome seu banho higiênico e, depois, despeje o banho de ervas, do pescoço para baixo, e reze uma oração de sua preferência, mentalizando a abertura de caminhos.

As flores de jambu são popularmente empregadas como anestésico local, uma alcamida denominada como espilantol é a substância responsável pela atividade anestésica desta planta.

As folhas e flores de jambu são usadas cruas ou cozidas em receitas como saladas, arroz, molhos e pratos típicos como tacacá e pato no tucupi, além de ser usado no preparo de cachaça e cerveja.

É o caso do Orgástico Hot Flowers, um gelzinho que em sua composição utiliza o Jambú, além de outros produtos naturais termogênicos como o Cravo e Ginseng. Ao aplicá-lo na região do canal vaginal e no clitóris, ele deixa os locais mais sensíveis a estímulos, além de uma sensação eletrizante.

consumidas cruas ou cozidas, em saladas, sopas, bolinhos, omeletes, etc.

É comum que banhos de ervas de limpeza e descarrego causem sono após serem feitos. Por isso, separe um tempo em que pode descansar, como por exemplo, antes de dormir. Os que trazem energia podem te despertar e você pode se sentir super disposta a fazer muitas coisas depois.

Banho de atração
Inicie esse ritual fervendo 5 litros de água. Na sequência, adicione a calêndula, a alfazema, a macela, a macaçá, as rosas e o jasmim. Misture bem todos os ingredientes com a ajuda de uma colher em sentido horário. Desligue o fogo e tampe a panela, deixando a mistura abafada por 4 horas.

Continuar lendo