O que é original OLED?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

OLED, Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica é a aplicação do LED nas telas de aparelhos eletrônicos. A principal diferença das telas OLED para as LCD's é elas não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight), pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos.

As telas OLED compõem uma tecnologia de alta demanda no mercado. Embora seja mais custoso que o LCD, esse equipamento oferece melhor contraste e fidelidade de cores, além de consumir menos energia e possibilitar o recurso Always-On Display, dado que cada pixel produz sua própria luz individualmente.

Se você olhar para uma tela OLED fora de ângulo, verá leves mudanças na cor e na tonalidade. Em níveis reduzidos de brilho da tela contra fundos pretos, você pode notar um leve desfoque ou mudança de cor durante a rolagem. Essas são características do OLED e são um comportamento normal.

O que é AMOLED? AMOLED é a sigla para Active Matrix Organic Light Emitting Diode. Como o nome sugere, essa é uma variação do OLED. A principal diferença entre ambos os padrões está no fato de telas AMOLED serem do tipo matriz ativa.

O OLED também permite muito mais contraste e nitidez, pois os contornos ficam mais precisos e definidos na troca de fundo com imagem. Outra vantagem é a possibilidade de fabricar aparelhos mais finos, já que o OLED não necessita de tantas camadas para funcionar. Todavia, assim como LCD, ele também tem seus problemas.

OLED, Organic Light-Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz Orgânica é a aplicação do LED nas telas de aparelhos eletrônicos. A principal diferença das telas OLED para as LCD's é elas não necessitam daquela placa de luz que fica acesa o tempo todo (backlight), pois usam os diodos emissores em vez de cristais líquidos.

A diferença entre a AMOLED e a Super AMOLED está na quantidade de sub-pixels disponíveis. Com mais sub-pixels, maior é a presença de cores diferentes e maior a intensidade de luz na tela.

5 anos

Quando se pesquisa na internet acerca da durabilidade esperada de televisores (especificadamente OLED) os resultados apontam uma vida útil que varia de 30 mil a 100 mil horas (traduzido em anos, se fosse utilizado 24 horas por dia, espera-se que um televisor dure no mínimo 5 anos).

De acordo com as especificações tecnológicas dos principais fabricantes, o painel OLED tem vida útil de 100 mil horas (11 anos de uso), maior do que o tempo de duração da concorrente (QLED), que é de 7 a 10 anos.

Neo QLED vs OLED
As TVs LG C1 e Samsung QN85A são concorrentes e prometem entregar uma experiência premium para os usuários. Mas a competição não fica apenas na decisão de qual é a melhor TV 2021. A rivalidade também passa pelo tipo de tela: Neo QLED vs OLED.

Gorilla Glass é um tipo de vidro desenvolvido por uma empresa de nome Corning que torna telas de celulares, tablets, notebooks, smartwatches e outros dispositivos mais resistentes a danos causados por quedas ou impactos.

Telas de LED são as opções mais baratas no mercado; TVs QLED e Mini LED prometem cores vivas e alto brilho, enquanto OLED apresenta a maior qualidade de imagem e tons escuros mais intensos.

Se desconsiderarmos o valor de cada display e avaliarmos somente a qualidade da imagem e outros benefícios, é indiscutível a vitória do AMOLED, assim como Super AMOLED. A precisão nas cores, qualidade do contraste, brilho e autonomia de bateria colocam essa tela com grande vantagem sobre as outras tecnologias.

QLED (Quantum Dot Light-Emitting Diode) é uma tecnologia que combina pontos quânticos (QDs) com tela LCD e um backlight de diodos emissores de luz. Sua aplicação em TVs, como as da linha Samsung QLED, permite a exibição de imagens com cores vibrantes e mais precisas.

O iPhone 14 Pro possui a melhor tela já vista em um celular. É o que indica o site especializado DisplayMate, que se tornou referência neste campo, depois de realizar uma série de testes com a linha mais recente da Apple.