O que é organicidade no HTP?

Perguntado por: apinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Através das respostas do inquérito e da análise dos desenhos do HTP, verifica- se que a organicidade é uma característica recorrente, e reflete o déficit cognitivo, que também foi indicado pelo NEUPSILIN.

Quanto à interpretação, o HTP propõe avaliar o desenho a partir dos seguintes aspectos: proporção, perspectiva, detalhes, qualidade da linha e uso adequado de cores, no caso dos desenhos cromáticos (Buck, 2003).

Ao fazer uma síntese interpretativa do HTP, pode-se notar que a criança se sente pressionada no ambiente familiar, por isso a interação com a família é controlada através de comportamento retraído e reservado. O ambiente é sentido pela criança com insegurança e descontentamento, e ela acaba por se sentir impotente.

O Sol: O sol se for desenhado do lado esquerdo do papel, pode ser a representação da influência da mãe na vida da criança. Quanto mais forte for os seus raios, há mais perigo de que a mãe queira impor a sua vontade em controlar tudo. O sol desenhado à direita do papel, mostra a percepção da criança com o pai.

O organismo é um tipo de sistema, que encontra no mundo inorgânico, equivalências, independe de possuir propriedades únicas e uma integração peculiar, pois a tendência conservadora que possui, é verificada em toda totalidade da realidade em múltiplas e variadas expressões.

substantivo feminino Ação ou efeito de solver; solução. Particularidade ou estado de solvente. Característica do que se pode dissolver; qualidade do que é solvível; solvibilidade.

1 Qualidade ou condição de lábil. 2 Med , Psicol Instabilidade emocional; tendência de passar alternadamente e com certa frequência por estados de alegria e de melancolia, por riso ou por choro.

Os documentos produzidos naturalmente durante o período de atividades de uma pessoa, seja física ou jurídica, é considerado um documento orgânico. Ele nascerá com a pessoa, permanecendo vinculado a ela até o encerramento da sua missão.

Cada imagem significa algo diferente: a casa projeta a situação familiar do presente, a árvore é o conceito mais profundo de nós mesmos e a pessoa é uma espécie de autorretrato ou autoimagem que inclui a nossa consciência e os nossos mecanismos de defesa. A localização de cada objeto na folha também é analisada.

A quem desenha: a pessoa que realiza o teste pode se desenhar a si mesmo, a um personagem de televisão, a um parente... em todo caso, este aspeto reflete a pessoa mais importante que tem o indivíduo em esse preciso momento da sua vida.

O HTP(House-Tree-Person) é mais adequado para indivíduos acima de 8 anos de idade. Compõe o teste projetivo de duas fases, a primeira é não verbal onde o individuo fará o desenho, e a segunda fase é composta de um inquérito. O HTP é indicado a partir dos 6 anos de idade.

O desenho das raízes que fornecem à árvore os nutrientes de que ela precisa para crescer, além de apoiá-la. Na teoria psicanalítica, as raízes representam o “ele”, isto é, a parte mais instintiva e oculta da mente. Quando omitido no desenho, pode significar que a criança tem medo do mundo ou se sente vulnerável.

Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.

Referência Bibliográfica: BUCK, John N.. Casa, árvore, pessoa , técnica projetiva de desenho: HTP : manual guia de interpretação. 2 1 v. São Paulo: Vetor, 2009, 194 p.

Flores, sol, nuvens
Se as figuras remeterem à felicidade ou se realmente estiverem sorrindo (como muita criança gosta de fazer), elas indicam que você está satisfeito com o que dizem de você. Esse tipo de desenho também remete a um bom estado de espírito.

– Os traços do desenho: através da sequência do traçado é possível observar detalhes internos dos alunos. Traços contínuos: indica perfil dócil e harmônico; personalidade que respeita o ambiente e preza pelo bem-estar. Traços manchados ou cortados: nesse caso, há uma insegurança latente, medo de mudanças.

Resumo: A análise do comportamento é definida como a ciência que estuda o comportamento dos organismos, porém o organismo não recebe a mesma atenção que o comportamento na área.

Com respeito ao comportamento, podemos identificar três níveis aos quais a seleção por consequências se aplica: filogenético, ontogenético e, para humanos, cultural.

A análise comportamental pode ser dividida em três partes: Teórico – behaviorismo radical; Empírico – análise experimental do comportamento; Criação e administração de recursos de intervenção social – análise aplicada do comportamento.

São eles: os índices de liquidez geral – LG, de liquidez corrente – LC e de endividamento total – ET.

Sendo assim o indicador de Solvência Geral visa expressar o grau de garantia que a empresa possui em Ativos, para pagamento do total de suas dívidas, para não se tornar uma empresa insolvente. Pode ser calculado por meio da seguinte fórmula: SG = Ativo Total / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).

Continuar lendo