O que é oralidade exemplos?

Perguntado por: ldinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
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As marcas de oralidade são traços de gírias, abreviações, expressões populares, ou comuns em diálogos, e erros de português que aparecem em textos. Por vezes, dependendo do gênero escrito, essas marcas podem ser propositais. Por exemplo, na literatura e em crônicas, para representar um diálogo orgânico.

LINGUÍSTICA modalidade de realização da língua, concretizada por falantes em presença e que se caracteriza por ser efémera e irrepetível, pela presença marcante de diálogos, por utilizar um vocabulário menos cuidado do que na escrita, etc.

Para desenvolver a comunicação oral desde cedo, é importante diversificar os assuntos tratados em sala de aula. Isso porque a comunicação oral permeia o nosso dia a dia em diferentes práticas sociais: conversas, apresentações, explicações, entrevistas e debates, entre outros.

A oralidade e a escrita são duas formas de variação linguística, onde a oralidade é geralmente marcada pela linguagem coloquial (ou informal), enquanto a escrita, em grande parte, está associada à linguagem culta (ou formal).

-->Oralidade é o modo como nós conversamos ,usando variações regionais , os gestos ,a linguagem corporal , facial , a entonação ué damos as palavras. É a nossa linguagem oral ,a fala . --> E a representação gráfica da nossa linguagem oral , feita seguindo as regras gramaticais da língua padrão .

Antes de qualquer coisa, é indispensável definirmos o que é oralidade: trata-se, como o próprio nome sugere, da capacidade de expressão oral dos indivíduos. Se for trabalhada de forma adequada à língua, durante o estudo do idioma natal na escola, essa habilidade poderá ser desenvolvida mais facilmente.

“O Eixo da Oralidade compreende as práticas de linguagem que ocorrem em situação oral com ou sem contato face a face, como aula dialogada, webconferência, mensagem gravada, spot de campanha, jingle, seminário, debate, programa de rádio, entrevista, declamação de poemas (com ou sem efeitos sonoros), peça teatral, ...

Objetivo(s)
Desenvolver a comunicação oral por meio da exposição de idéias. Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando experiências e discutindo a grafia das palavras. Aprender a organizar uma lista. Realizar atividades em grupo, compartilhar decisões e respeitar opiniões.

No processo de alfabetização, a oralidade dentre outras coisas, tem a função de trabalhar a parte do ouvir e entender do alunado, trabalhando uma das habilidades mais importantes, a da interpretação.

LINGUAGEM ORAL:
Realiza reconto de histórias com facilidade e coerência dos fatos, canta. reproduzindo mensagens verbais com gradativa clareza e fluência. omite) no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento.

52, IV). A oralidade é princípio informativo do procedimento, onde há prevalência da palavra "falada". É a concentração, quanto possível, da discussão oral da causa em audiência, evitando-se, com isso, a realização seqüencial de atos processuais.

II. Oralidade não inicial

  • ª Etapa: Oralidade na iniciação da leitura. ...
  • ª Etapa: Oralidade na consolidação da leitura. ...
  • ª Etapa: Oralidade no desenvolvimento da leitura. ...
  • ª Etapa: Oralidade pela oralidade – nesta etapa trabalha-se a oralidade para que o aluno adquira capacidade crescente de compreensão.

A oralidade infantil, portanto, está associada ao desenvolvimento da fala nas crianças. Ela começa a ser contada a partir das primeiras palavras do bebê e segue em escalada até que a capacidade esteja devidamente dominada pelo pequeno.

Vejamos mais alguns exemplos: canto oral, conferência, homilia, debate, entrevista profissional – alguns gêneros orais realizados em público, tendo, como lugares sociais de comunicação, entre outros, rádio, televisão, igreja, administração, universidade e escola.

A BNCC apresenta alguns princípios gerais para o tratamento da oralidade, os quais abrangem: a) o levantamento e a reflexão acerca das condições de produção dos textos orais; b) a compreensão de textos orais; c) a produção de textos orais; d) a discussão Page 11 Revista X, v. 16, n. 6, p. 1476-1492, 2021. 1486 ...

Contação de histórias, leituras em voz alta e rodas de conversa são algumas das atividades nas quais crianças e adolescentes podem exercitar a produção do texto oral. Nesses espaços, eles são estimulados a criar ou recriar histórias ouvidas e vividas.

Dessa forma, a influência da fala na escrita ocorre por serem próximas uma da outra. Muitas vezes, o aluno escreve da forma como fala, pelo fato de tanto pronunciar certas palavras durante sua interação com outros membros da sociedade e não perceber que a fala não deveria estar presente em suas produções escritas.

"Cabe à escola ensinar o aluno a utilizar a linguagem oral nas diversas situações comunicativas, especialmente nas mais formais", afirmou o psicólogo suíço Bernard Schneuwly em entrevista à NOVA ESCOLA em 2002.

Uma avaliação oral não é uma reprodução da prova escrita. “A fala engloba outros aspectos a serem considerados no processo avaliativo: postura, olhares, gestos, entonação, altura e volume na fala”, lista Araújo . Também é fundamental propor um uso da fala próximo do real e com objetivos comunicativos claros.