O que é oração subordinada substantiva objetiva direta exemplos?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

1 – Oração Subordinada Substantiva Subjetiva é aquela que exerce a função de sujeito da oração principal.

As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vença o campeonato. Oração subordinada substantiva predicativa: que ela vença o campeonato.

Orações subordinadas adverbiais têm função de advérbio no enunciado. Podem ser subclassificadas em causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais ou temporais, a depender da relação que estabelecem com a oração principal.

Oração subordinada substantiva completiva nominal
Exemplo: Tenho vontade de dividir a vida com você. O verbo da oração principal é um verbo transitivo direto, seguido de um objeto direto (vontade), depois, esse objeto tem seu significado complementado pela oração subordinada substantiva completiva nominal.

A oração subordinada substantiva objetiva indireta atua como objeto indireto do verbo da oração principal. Vem precedida de preposição. Por Exemplo: Meu pai insiste em meu estudo.

Para isso, utiliza-se da ordem direta que diz respeito à estrutura padrão das frases, como sujeito + verbo + objeto, por exemplo, como em: “Maria comeu bolo”. Já a ordem indireta pode ser usada para uma linguagem mais rebuscada, como acontece com o nosso hino brasileiro ou em certas obras literária.

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais.

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Orações subordinadas adjetivas explicativas
Separadas por vírgulas, as orações subordinadas explicativas, como o próprio nome já indica, explicam melhor ou esclarecem o termo ao qual se referem. Exemplos: 1) O exame final, que estava muito difícil, deixou todos apreensivos.

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que dependem de uma oração principal e que têm valor de adjetivo no enunciado. Muitas vezes, essas orações podem ser substituídas por um adjetivo, já que funcionam como um. Observe: Os filmes que fizeram sucesso foram indicados ao Oscar.

Oração subordinada substantiva objetiva direta
É aquela que exerce a função de objeto direto da oração principal. Exemplos: Todos querem que você tenha sucesso profissional. Ele verificou se todos estavam presentes.

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

5 dicas para estudar as orações subordinadas

  1. 1 Faça resumos.
  2. 2 Faça mapas mentais.
  3. 3 Resolva muitos exercícios.
  4. 4 Faça conexões.
  5. 5 Utilize material impresso.

Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá). As orações coordenadas podem ser: sindéticas ou assindéticas. As orações coordenadas SINDÉTICAS ligam-se através de conjunção. Exemplo: Deitou e adormeceu.

Dependendo das circunstâncias que expressam, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

A oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Elas podem ou não ter sentido completo. Exemplos de oração: Acabamos, finalmente!