O que é operações na administração?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 17 votos

Já a Administração de Operações refere-se às atividades desenvolvidas em empresas que prestam serviços. A administração de produção e operações tem como responsabilidade o desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços.

A Administração da produção e operações (APO) é a administração do sistema de produção que transforma os insumos (matérias-primas, pessoal, tecnologia, máquinas, e outros recursos) em saídas (produtos ou serviços) da organização; trata da maneira pela qual as organizações produzem bens ou serviços.

Para um entendimento mais fácil, pode-se dizer que o processo da administração da produção se inicia pelo input (que é referente à entrada da matéria-prima e insumos), ocorrendo depois a transformação ou processamento, e por fim o output (que é a saída do produto/serviço final).

engajar fornecedores e parceiros, analisar e recomendar aquisições, desenvolver políticas e processos de operações, promover trabalho em equipe, supervisionar a gestão do escritório, estabelecendo e medindo KPIs operacionais, resolvendo problemas entre departamentos e assumir o controle em situações de crise.

Ele é responsável pela excelência dos processos operacionais e pela gestão estratégica que garantem competitividade ao negócio, não só no posicionamento atual de mercado, mas também na construção e renovação do sucesso da empresa com políticas de mudanças operacionais, especialmente de logística.

O Planejamento e Controle de Operações trata da conciliação dos requisitos do mercado (demanda) com os recursos da operação (suprimentos). Planejar determinando o tempo e a natureza das ações que devem ocorrer no futuro.

A administração da produção deve permitir, por meio da integração das informações, a orientação das operações do negócio envolvendo todos os setores da empresa. Essa integração da fábrica deve propiciar melhorias de competitividade e garantir a sobrevivência da organização a longo prazo.

São 5 objetivos de desempenho: Custo, Rapidez, Qualidade, Confiabilidade e Flexibilidade.

Existem, pelo menos, quatro sistemas principais de produção que podem ser implementados por projeto, lote, massa e fluxo contínuo. Renato explicou detalhadamente cada um destes sistemas. Neste sistema, o processo de fabricação gera um produto específico ou customizado para um cliente.

Projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam os produtos (bens ou serviços) primários da empresa.

Administração estratégica é o processo que envolve o planejamento, a execução e o controle das atividades da empresa, implementado dentro do ambiente corporativo.

O propósito fundamental da função produção é reunir recursos (inputs) que serão transformados em bens e serviços (outputs).

A administração da produção é uma atividade orientada para a produção de um bem físico ou para a prestação de um serviço, tendo como função administrativa a responsabilidade pelo desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e de serviços ligando também a finalidade de desenvolver serviços e produtos.

O nível operacional é composto por analistas, assistentes e auxiliares.

A gestão operacional é a administração de práticas aplicada aos negócios com o intuito de gerar o mais alto nível de eficiência dentro dos processos de uma organização. Geralmente, os objetivos principais dessa ação estão sempre voltados para otimização de tempo e maximização dos lucros.

Dentre todas as vantagens existentes, podemos destacar aqui como as principais:

  • Uma Gestão de Operações efetiva reduz custos operacionais e produtivos. ...
  • Aumento de lucro. ...
  • Conquista de mercado. ...
  • Vantagem competitiva. ...
  • Aumento da satisfação de clientes. ...
  • Aumento da satisfação de colaboradores.

As operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão e representam as relações de números diferentes entre si. As operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão.

As Operações Aritméticas Fundamentais são: adição, subtração, multiplicação e divi- são, mas juntaremos a elas outras três: potenciação, radiciação e logaritmação.

Operações Básicas: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão.

O controle operacional é o responsável pela execução de todas as tarefas com qualidade na empresa. Quando existe um controle bom, sua empresa faz um ótimo serviço e se destaca no mercado. Já a falta de controle gera ineficiência e até prejuízos financeiros.