O que é onomatopeia é um exemplo?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

As onomatopeias são uma figura de linguagem que é utilizada para representar os mais diversos sons do nosso cotidiano. Por exemplo: “tic-tac” é a onomatopeia do som do relógio). “Miau” (gato), “tchibum” (mergulho) são outros exemplos. Para entender o que é onomatopeia, leia este artigo!

Uma onomatopeia busca imitar sons e ruídos como de objetos quebrando, interjeição, sons de animais, da natureza etc., cujo objetivo é dar expressão à construção do texto. Portanto, quando fala-se em onomatopeia significa usar os sons como base para dar sentido a um contexto.

Possui a função de imitar barulhos, ruídos, sons e movimentos. Você já deve ter lido ou ouvido de uma pessoa adulta, ou até mesmo de uma criança que já sabe ler, uma História em Quadrinhos.

A palavra som deriva do latim “sonus,i”, que significa “ruído”. substantivo masculino [Popular] Forma reduzida de aparelho de som: ligue o som, por favor!

A onomatopeia é um efeito sonoro que está na forma de escrita, então as palavras que sugerem um efeito sonoro suderem uma onomatopeia.

Barulho de chuva: "chuá"

São onomatopeias: “pocotó” (ato de cavalgar), “smack” (som de beijo), “urgh” (alguém com nojo) e “ratimbum” (som de uma banda). Já “bem-bom” não é uma onomatopeia.

Levar objetos para a sala de aula, e ouvir o som produzido por eles no momento em que caem no chão e criar onomatopeias para imitar os vários ruídos (1 tempo de aula). Analisar os quadros no livro didático e escolher onomatopeias ou sinais que poderiam traduzir os sons de acordo com as imagens (1 tempo de aula).

O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro.

O nome surgiu porque O Galo deveria sair no sábado de Carnaval, de madrugada, antes da abertura do comércio no centro da cidade. Seu primeiro desfile ocorreu no sábado, dia 23 de janeiro de 1978, às 5h da manhã, saindo da sua sede na Rua Padre Floriano, 43, no bairro de São José.

No Brasil, em Espanha e em Portugal, acredita-se que o canto do galo fora de horas (antes ou à meia-noite) é mau augúrio: alguém da casa, ou vizinho, vai morrer. O galo agrega-se, assim, aos animais anunciantes da morte: o mocho, a borboleta negra, o morcego, o cão, o gato…

Plural: sóis ou soles. Plural: sóis ou soles.

A palavra "mãe" possui três números de sons, que são o mesmo que fonemas.

Onomatopeia do porco: óinc!

Termo de origem grega (onomatopoiía – criação de palavras, pelo latim onomatopoeia – invenção de palavras) que significa simultaneamente um fenómeno linguístico e uma figura da retórica que consistem na semelhança, através da imitação ou reprodução, existente entre o som de uma palavra e a realidade que representa, ...

Já no português, a expressão se traduz como uma sequência de letras "k", que acabam produzindo uma onomatopeia de risada: kkkkkk. Uma maneira alternativa de rir no idioma é "rsrsrs", como uma abreviação da palavra risos.

A grafia correcta (ortografia) é com h final: ah! ou ah! ah! ah!, quando se tratar de riso prolongado (gargalhada).

Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Beijo francês: é o tradicional, famoso beijo de língua.

Beijo de canto
Este é o selinho que pode ser dado no canto esquerdo ou direito da boca do seu parceiro. É um beijo gostoso para surpreender seu companheiro em uma hora que ele não espera ser beijado.