O que é onomatopeia 5º ano?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 25 de maio de 2023
4 / 5 12 votos

A Onomatopeia é uma figura de linguagem que reproduz fonemas ou palavras que imitam os sons naturais, quer sejam de objetos, de pessoas ou de animais. Esse recurso aumenta a expressividade do discurso, motivo pelo qual é muito utilizado na literatura e nas histórias em quadrinhos.

Onomatopeia é uma figura de linguagem que busca reproduzir, por escrito, sons e ruídos do mundo físico, como barulhos, sons de fenômenos da natureza ou emitidos por animais, entre outros. Por ser uma figura de linguagem que trabalha a sonoridade, a onomatopeia é considerada uma figura de som (ou figura de harmonia).

A onomatopeia é uma figura de linguagem usada para representar, de maneira escrita, um som ou ruído, como sons emitidos por animais, barulhos de objetos, ruídos de fenômenos da natureza, entre outros.

Onomatopeias são palavras que procuram imitar aproximadamente sons e ruídos gerados por alguma ação ou aqueles emitidos por objetos, animais e fenômenos da natureza.

Quando a onomatopeia imita algum som como “atchim” (espirro), “cof, cof” (tosse), “trim trim” (telefone), “tic-tac” (relógio) e “toc-toc” (batida na porta), diz-se que ela é uma onomatopeia pura.

A exemplo disso, temos o barulho do relógio, simbolizado pela onomatopeia "tic-tac". A palavra "onomatopeia" vem do grego, onomatopoiía, que é a união dos vocábulos onoma (nome) e poiein (fazer), significando, portanto, "criar ou fazer um nome".

Resposta verificada por especialistas. Sons onomatopaicos são originários da onomatopeia, ela, por sua vez, é uma figura de linguagem usada para reproduzir sons de fonemas que imitam sons naturais, que eles provindos de objetos ou coisas.

Alguns exemplos de onomatopeia utilizadas na língua portuguesa: Tic, tac – relógio. Zzzz– sono.

Muito usada na época das radionovelas, a figura de linguagem conhecida como onomatopeia é a que dá expressividade aos textos, reproduzindo fonemas e sons em forma de palavras. Esses sons podem ser de objetos, pessoas, animais, fenômenos da natureza, entre outros.

Sons é o plural de som. O mesmo que: falas, rumores, timbres, barulhos, soadas, sonidos, tinidos, toadas, vozes.

A etimologia da palavra remete à sua origem grega “onomatopoiía”, que significa “onoma”, nome ou palavra, e “poiein” que significa dizer, fazer.

Exemplo de uso da palavra Chiando:
A chaleira já está chiando.

Em vez de usar palavras como “medo”, “assustado”, “terror”, faça o leitor sentir na pele o que a personagem está passando. Use e abuse de todos os sentidos. Descreva o cheiro do monstro, a sensação do seu toque, os sons que ele provoca (inclusive aqueles que foram alarmes falsos). Crie tensão e não explique demais.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Significado da Onomatopeia
A onomatopeia é utilizada para reproduzir um barulho, som ou ruído do mundo real dentro de um texto. Podem ser ruídos emitidos por diferentes tipos de animais, sons característicos de alguns objetos ou até alguns que remetem a sensações.