O que é Onicolise?

Perguntado por: idias . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Onicólise é o nome dado ao descolamento da placa da unha do leito ungueal, permitindo a passagem do ar. Isso dá o aspecto esbranquiçado à unha, o que, geralmente, acontece nas pontas. Quando a unha está bem e saudável, ela tem uma coloração rosada.

“Onicosquizia é a descamação da lâmina da unha, principalmente nas pontas, podendo ocasionar fissuras. Já a onicorrexe são estriações longitudinais que acontecem na superfície da placa ungueal, proporcionando um aspecto irregular das unhas”, informa a dermatologista Janine Pichler.

O problema pode ser causado por micose, mas também é comum e natural surgir em idosos, porque durante o envelhecimento a matriz ungueal deixa de ser oxigenada como deveria, ou seja, o oxigênio não é suficiente para manter a circulação vascular correta, e a unha chega a ficar torta.

Causas da onicólise
Alterações no funcionamento da tireoide também podem causar o problema, assim como a deficiência de ferro. Além disso, inflamações também podem causar o problema, entre elas a psoríase, micoses, dermatite de contato e até tumores, que acabam empurrando a placa e descolando.

As unhas perdem o brilho, tornam-se mais espessas e acabam se soltando. A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha.

Evite arrancar a unha afectada; Tente drenar o sangue sob a unha, evitando assim a dor; Aplique gelo de forma a amenizar a inflamação; Mantenha a área devidamente limpa.

– Nos casos de avulsão/perda da unha, é necessário proteger o leito ungueal até existir crescimento da uma nova unha. São utilizados para este fim substitutos sintéticos, que fornecem protecção e evitam infecções do leito ungueal.

O tratamento da micose de unha em geral é feito com o uso de antifúngicos, que podem ser orais ou pomadas, cremes e esmaltes. Porém, para evitar o uso exagerado de produtos químicos, também é possível preparar receitas caseiras e naturais de remédio para micose de unha.

vitamina B12

Para tornar o assunto ainda mais complexo, diversas condições de saúde podem levar à deficiência desses nutrientes¹, como a anemia, por exemplo, que causa a quebra das unhas e pode ser motivada pela falta da vitamina B12.

Existem também alguns problemas dermatológicos que podem favorecer a fragilidade da unha, como: psoríase, alopécia areata e micose. Além das doenças dermatológicas, as doenças endocrinológicas como a tireóide, diabetes, anemia e deficiências severas de nutrientes podem causar unhas mais fragilizadas.

As mais comuns são as seguintes:

  • Candidíase: é um fungo oportunista, que se instala quando a imunidade está baixa, após o uso prolongado de antibióticos ou em diabéticos;
  • Onicomicoses, tinea ungueal ou micose de unha: principal micose de unhas observada em consultórios.

É uma patologia muito comum em idosos com hábitos de higiene deficientes, dificuldades na locomoção, traumatismos repetidos, pressão permanente devido ao uso de calçado inadaptado e também devido à negligência no corte das unhas.

As unhas saudáveis geralmente têm um aspecto branco transparente com a base rosada e, por isso, quando surgirem alterações nas unhas que não tenham sido causadas por lesões, é aconselhado consultar um dermatologista ou um clínico geral para realizar exames, identificar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado ...

Como o sangue separou a unha de seu leito, geralmente a unha cai depois de algumas semanas, a não ser que o hematoma seja pequeno. Uma nova unha irá crescer debaixo da unha existente e a substituirá quando tiver crescido completamente.

A lesão no leito ou na matriz ungueal pode resultar em deformidade ungueal permanente. Essa foto mostra sangramento sob a unha da mão. Se a lesão é aguda, a trepanação.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

A micose de unha é uma infecção comum causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha. Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.

Pomada Anti-infecciosa e Cicatrizante Ganadol Zoetis 50 g 50 g.

A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

Para a unha ser totalmente substituída, leva seis meses a mão e um ano o pé. As unhas crescem mais rápido nos jovens do que nos idosos. Os fatores que fazem com que as unhas cresçam mais lentamente são a má circulação sanguínea, falta de proteína e vitaminas na dieta e fatores mecânicos como pancada, por exemplo.