O que é omolú?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

O orixá é uma força pura, axé material que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles. IEMANJÁ, Rainha do Mar, tem o seu axé assentado sobre pedras marinhas e conchas. No Brasil ela é sincretizada com N.S. da Conceição sendo suas filhas voluntariosas, fortes, protetoras, maternais e altivas.

Os filhos de Omolú são pessoas extremamente pessimistas e teimosas (nem tanto) que adoram exibir os seus sofrimentos, daqueles que procuram o caminho mais longo e difícil para atingir algum fim (a verdade é para os outros não encher o nosso saco).

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

Djalma, ou dofono d'Omolu — como é chamado entre seus irmãos de santo – relembra em entrevista à Alma Preta Jornalismo que sofria de uma doença chamada erisipela.

OBALUAÊ!!! Conhecido também pelos nomes de Omolu, Omulu, Obaluaiê, entre muitos outros nomes. É considerado um dos orixás mais temidos, pois é responsável pela terra, pelo fogo e pela morte.

Entendendo sobre Omolu na Umbanda
Seu dia é segunda-feira, sua cor é o roxo e também pode ser invocado como Obaluaiê, que é a forma em Yorubá de dizer o seu nome.

Quando solicitado, trabalha para minimizar o sofrimento dos filhos e recebe obrigações, presentes e solicitações no cruzeiro do cemitério. É ajudado por Exu Caveira e Exu da Meia-Noite.

Os filhos de Omulu são seres telúricos, calados, firmes, amparadores, rigorosos e resolutos. Gostam e se esforçam para ter segurança e não são dados a correr riscos. São ambiciosos, combativos, constantes e não esperam que os outros lutem por eles.

SAUDAÇÃO: Atotoó!!! Omolú é a Terra! Essa afirmação resume perfeitamente o perfil deste orixá, o mais temido entre todos os deuses africanos, o mais terrível orixá que combate a varíola e todas as doenças contagiosas, o poderoso “Rei Dono da Terra”.

Gamer, filha de Omolu e madrinha de famosos: confira 10 curiosidades da cantora Gal Costa | Bahia | G1.

OMULU - 22/12 a 20/1
Combina com os filhos de: Nanã, Oxóssi, Iansã e Ogum.

Segunda-feira, por exemplo, é dia de Exu e Omolu. Omolu, também chamado de Obaluaiê, é o mais temido dos Orixás, pois comanda as doenças e a saúde, em suas mãos estão a enfermidade e a cura.

Ewá

Ewá - Orixá dos horizontes e fontes! Conta-se uma lenda, que Ewá era esposa de Omulu, e era estéril, não podendo conceder um filho ao seu grande amado, sofrendo muito por isso.

As pipocas são chamadas de flores de Omulu. Essa energia tão bela e divina identificada pelos homens como Omulu, ajuda a todos os seres encarnados e desencarnados a buscarem sempre a transmutação / transformação de sua mazelas ( defeitos, ranços, sentimentos inferiores .... ). O milho se transforma pelo fogo em pipoca.

Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Omolu tem o rosto coberto por uma máscara de palha porque teve varíola. Orixá da saúde e da enfermidade e responsável por abrir os caminhos na vida das pessoas, ele recebe pipocas como oferenda, já que, na cultura do candomblé, esse alimento abre caminhos.

Oferenda para Omulu
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.

Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Continuar lendo Quem é filha de Omolu?