O que é Olorum na Umbanda?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Olodum - O que é? O que é Olodum? O QUE É O OLODUM ? A palavra Olodum é de origem yorubá e no ritual religioso do candomblé significa "Deus dos Deuses" ou "Deus maior", Olodumaré, que não representa um orixá, e sim, o Deus criador do universo e dele senhor.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

O axé é a força que produz crescimento. Quando Olorum criou os quatro princípios básicos da natureza: o fogo, a água, o ar e a terra e soprou neles o seu ofurufú – o hálito sagrado –, estava distribuindo no Universo o seu poder. Este poder é o axé, que se movimenta em todas as direções!

Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa. Em algumas casa a saudação continua com os quatro dedos tocando simultaneamente o lado direito e esquerdo da cabeça, na região acima das orelhas e em seguida espalmando-os em direção ao alto.

Saravá é uma interjeição que tem o mesmo significado que uma saudação, normalmente utilizada entre os participantes de cultos afro-brasileiros, como a umbanda e o candomblé.

Aqui encontraram novos filhos: Manoel Cabelinho, Mestre Didi, Neusa da Matamba, Mestre João...

Olorum, o Ser Supremo, que vivia no Orum com os orixás, encarregou seu filho Oxalá de criar o mundo. Entregou a ele um saco com a matéria-prima e recomendou que, antes de criar o mundo, fizesse oferendas a Exu, o Mensageiro, para contar com sua boa vontade.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Oh Divino Pai, a ti me dirijo respeitosamente e humildemente clamo-lhe: Conduza-nos e dai-nos o discernimento, o bom senso e a têmpera necessários para resignados e perseverantes enfrentarmos e passarmos pelas dificuldades provenientes do mundo e da realidade a nós destinados.

Certo dia, Olorum criou uma imensa massa de água, de onde nasceu o primeiro orixá: Oxalá, o único capaz de dar vida. Olorum mandou Oxalá partir e criar o aiyê, o mundo. Só que Oxalá não fez as oferendas necessárias para a viagem e enfrentou sérios problemas no caminho.

Olorum é outra nomenclatura para Olodumaré. Outras expressões exclamatórias são empregadas para reverenciar Olodumaré de acordo com os seus atributos. ELEDÁ- senhor da criação, exalta a responsabilidade por toda a criação, ele existe por si mesmo.

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Obaluaiê

Omolu, ou Obaluaiê, é o orixá da doença e da cura, cultuado especialmente no mês de agosto com uma das cerimônias mais emblemáticas do candomblé: o Olubajé, uma festa que só pode ser realizada com o dinheiro que os devotos pedem nas ruas em troca de um punhado de pipocas, sua principal oferenda.

“Na Umbanda, um médium pode incorporar um 'santo', ou orixá, que é uma divindade africana, ou uma 'entidade', que é um ente que já viveu em nosso plano”, descreve. A música e a expressão corporal têm muito a ver com o culto umbandista.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Significado de Olorum
substantivo masculino Deus criador do universo; segundo a mitologia Yorubá e algumas religiões de matriz africana, dono do Orum (firmamento) ou criador do Orum e do Aiye (céu e terra); Deus onipotente, criador de tudo e de todos. Etimologia (origem da palavra olorum). Do yorubá olo + run.