O que é olhar de reprovação?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Sentimento de indiferença, desprezo ou desdém.

Que, num exame, foi julgado inabilitado. 4. Aquele que num exame foi julgado inabilitado.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos. 1 dia letivo = 5 horas/aula ou dependendo escola pode ser 6 horas/aula ou mais.

Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Reprovação apenas a partir do terceiro ano
- É recomendado que seja um processo ininterrupto dos seis aos oito anos. Depois, começa outro período da educação, que abrange o quarto e o quinto anos - observa Ferreira. Ele enfatiza que o papel da escola é educar e não reprovar.

Problemas em casa. Questões familiares estão entre as principais causas do mau desempenho dos alunos. Isso acontece porque o processo de aprendizagem não está restrito ao ambiente escolar (à interação com os professores e com os demais estudantes).

Como funciona a reprovação na faculdade? A reprovação na faculdade não é muito diferente daquela que acontece no Ensino Médio. Afinal, ela ocorre quando o aluno não atinge a nota necessária para concluir efetivamente determinada disciplina, ou seja, ele não aprendeu o suficiente para tê-la no currículo.

Segundo um parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), escolas públicas e privadas estão recomendadas a evitar a reprovação dos estudantes em 2020, com a possibilidade de antecipação do início do ano letivo de 2021 para garantir a aprendizagem que não tenha ocorrido no ano anterior.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

Esta é uma pergunta que recebo com frequência e a resposta é sim. Pode ser reprovado por falta, mesmo com boas notas e no último ano do Ensino Médio, porque esta é um determinação de lei federal.

Na atual legislação, essa notificação deve ser feita quando o estudante se ausentar da escola por 15 dias letivos, lembrando que pela legislação educacional o estudante pode ter até 50 dias letivos de faltas anuais.

A consulta ao boletim escolar online é um procedimento muito simples e pode ser feito a qualquer hora do dia e quantas vezes quiser, pois não existe restrição de acesso. Acesse a plataforma Aluno Online da SEEDUC pelo seguinte endereço eletrônico: alunoonline.educacao.rj.gov.br.

Repetir de ano pode gerar efeitos negativos sobre a autoestima e as futuras oportunidades de emprego. Ao não passar de ano, a criança é separada daqueles que até então eram seus amigos.

O aluno tem a possibilidade de rever conteúdos, tirar dúvidas e chegar na série seguinte mais seguro e completo, sem passar por dificuldades novamente. Caso você tenha que repetir o ano, não de desespere. É normal sentir raiva pela situação e medo de perder os amigos só porque eles estão indo para outra série.