O que é olhado na vistoria?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Durante a vistoria veicular, documentações relativas ao carro, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi são vistoriados. Outros pontos importantes como o hodômetro (que marca a quilometragem), lacre das placas e identificação dos vidros também são alvo da vistoria.

Falta de dispositivos de segurança e sinalização
Macaco, chave de roda, pisca-alerta, lanternas, faróis e extintor de incêndio são alguns itens muito importantes para o dia a dia de todo motorista e, portanto, devem estar sempre no carro, em boas condições.

Rodas e pneus
Pneus em mau estado são os itens que mais geram problemas na hora da vistoria. As características que chamam a atenção dos vistoriadores logo de cara são o desgaste irregular ou sulcos com menos de 1,6mm na banda de rodagem do pneu. Pneus diferentes no mesmo eixo também não são aceitos.

O big data ajuda as seguradoras a cruzar e analisar informações, como o perfil do segurado em redes sociais e seus hábitos de consumo, em poucos segundos. Com isso, elas descobrem, por exemplo, se o cliente já se envolveu em acidentes parecidos no passado ou se os padrões de reivindicação são repetidos.

Nessa análise, a seguradora consegue perceber qual o risco de ter seu carro segurado por ela. Isso garante que o seguro será capaz de cobrir todos os serviços que desejar na sua apólice. Por isso, as seguradoras fazem todos os cálculos, e se elas perceberem que não será capaz de segurar o seu carro, você será avisado.

São necessárias em torno de oito fotos do veículo, a serem enviadas automaticamente, via internet, para a seguradora. O tempo médio para tirar essas fotos é de aproximadamente cinco minutos. Ao final do processo, o cliente só precisa responder uma pergunta sobre possíveis avarias no veículo.

O que é necessário para fazer a vistoria veicular?

  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista;
  2. Documentos pessoais (RG e CPF);
  3. Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  4. Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O que é preciso estar pronto antes da vistoria? Você precisa ter em mãos o CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), além de ter quitado todos os impostos e eventuais multas.

De maneira geral, para evitar que seja reprovado durante a vistoria do veículo, é importante evitar que o mesmo seja rebaixado. Mas não é somente esse aspecto que pode acarretar a reprovação, também é importante estar atento à integridade da suspensão.

E se nesta segunda vistoria ocorresse a aprovação, o motorista teria direito ao reembolso, o que não vai mais ocorrer. Agora, para quem for aprovado na segunda vez, dentro de 30 dias, a inspeção veicular não vai ficar de graça, como no ano passado. Todas essas mudanças ainda não tem prazo definido para entrar em vigor.

Para o proprietário que altera o hodômetro e realiza a venda diretamente ao comprador, a conduta pode ser enquadrada no crime de estelionato, descrito no artigo 171 do Código Penal, com pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa.

Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.

Primeiro, verifique o básico: buzina, faróis, piscas, pisca-alerta, luzes de ré e de freio e eventuais faróis auxiliares. Tudo deve estar funcionando corretamente, inclusive a lâmpada que ilimuna a placa traseira.

O uso de pneus remold é permitido apenas para veículos leves (comerciais e de passeio) e proibido para veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares – fonte: Inmetro.

Caso seu carro seja exposto a situações de risco como brigas de torcedores ou manifestações públicas, e seja danificado, você não terá direito a receber a indenização da seguradora. Esta cláusula está prevista na apólice, portanto, tenha sempre muita atenção com esses detalhes.

Pontos que seguro não cobre
Atos de terrorismo, guerra, rebeliões ou atos de autoridade de direito civil ou militar que afetem ou acidentem o seu veículo; Danos por trafegar em estradas, vias ou ruas que não são autorizadas.