O que é ode e exemplos?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Na Grécia Antiga, "ode" era um poema sobre algo sublime composto para ser cantado individualmente ou em coro, e com acompanhamento musical. Um exemplo de ode são os hinos nacionais dos países, em que os autores fazem uma homenagem à Pátria e aos seus símbolos e são acompanhados por instrumentos musicais.

Apesar da sua variedade temática, a ode costuma expressar a admiração por algo ou alguém. Uma ode, por conseguinte, é um poema criado com o objetivo de homenagear ou exaltar.

Parte integrante do gênero lírico, a elegia é um tipo de poesia que ficou caracterizada por seu conteúdo temático, e não por sua forma. Apontando o caminho ao pegureiro. Eras a messe de um dourado estio. Eras o idílio de um amor sublime.

1. [Antigo] Poesia própria para canto. 2. Composição poética, laudativa ou amorosa, dividida em estrofes simétricas.

Características do orixá:
Sua saudação: "Ará èso òde oke aro!" (guardador do corpo e caçador!).

Ode: poema de exaltação sobre algo, geralmente de personagens. Do grego, o termo “ode” significa “canto”. Hino: semelhante a ode, o hino é um poema de exaltação e glorificação, no entanto, a temática envolve divindades e a pátria.

Idílio – Retratado sob a forma de diálogos, também traduz a temática campesina. Ode - É um poema originário da Grécia, exaltando valores nobres sob um tom entusiástico.

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Significado de Od
substantivo masculino Força que se presume propagar-se por toda a natureza, pelas coisas e pessoas, criando os fenômenos do magnetismo, hipnotismo, mesmerismo etc. Etimologia (origem da palavra od).

Ojú, em iorubá, significa olho; Odé, em iorubá, significa caçador, uma das designações do orixá Oxóssi. Portanto, ojú odé significa os olhos do caçador.

Ode ao burguês é o poema mais famoso do autor. O título em si, parecia indicar um canto de triunfo (como eram as odes gregas) à burguesia, mas, na realidade, quando lido, revela sua intenção crítico – agressiva, pois o que se entende, ao pronunciá-lo é “Ódio ao Burguês”, o que o texto, efetivamente, é.

Alguns subgêneros de textos líricos são: Soneto - poema de forma fixa, formado por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Poesia - texto poético formado por versos que se agrupam em estrofes. Ode - poema de exaltação composta para ser declamada ou cantada.

A elegia é um gênero poético caracterizado mais pela temática do que por uma estrutura formal: tem como assuntos principais a tristeza dos amores interrompidos pela morte ou pela infidelidade. As primeiras elegias apresentavam uma métrica específica, com emprego de dísticos formados de versos hexâmetros.

Estruturalmente, em sua origem, a elegia era composta por um dístico, isto é, estrofe de dois versos, sendo o primeiro verso um hexâmetro (seis pés métricos) e o segundo, um pentâmetro (cinco pés métricos).

c) No contexto, tumblr-ode significa que o texto é uma ode, uma homenagem, uma louvação ao movimento.

Significado de Lírico
adjetivo Repleto de sentimento; sentimental. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. [Literatura] Composto para o canto ou para ser musicada: obra lírica. [Por Extensão] Que revela as emoções e sentimentos do autor: poema lírico.