O que é observação no documento do veículo?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 18 votos

O campo de observação no documento é onde ficam as observações do veículo como, se ele foi financiado, se já foi quitado, se não tem domínio de reserva ou se já passou pelo leilão.

* Restrição Administrativa: é o registro incluído no cadastro informatizado do DETRAN/ES, que impede qualquer transação com o veículo, em todo o território nacional, como também seu licenciamento.

É por isso que existe o campo “Observação” na carteira de habilitação. É neste espaço que há a sinalização de que o condutor apresenta alguma condição especial ou necessidade de adaptação quando está ao volante. Até 2008, as especificidades eram descritas por extenso no campo Observação”.

Consultando no site do Detran
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”.

Nesse caso, o antigo proprietário deve mover uma ação judicial contra a pessoa que comprou o veículo e não efetuou a transferência e solicitar o bloqueio do veículo junto ao Detran.

1. Já com o documento em elaboração, abra o Painel auxiliar clicando no ícone Anexos e Observações, representado por um balão de fala, na barra de ferramentas na lateral esquerda do Editor de Textos. 2. A observação pode ser inserida em todo o texto ou apenas em parte dele.

Mas como já destacamos antes, veículos com alienação fiduciária não podem ser transferidos ou vendidos. Em resumo, é necessário que o motorista apresente a comprovação de quitação antes de vender ou transferir o carro alienado.

Quais informações constam no CRLV
Informações pessoais do proprietário (nome completo, endereço e CPF); Informações do veículo (ano de fabricação e ano de modelo, cor, marca/modelo, placa e chassi, tipo de combustível, capacidade/potência/cilindrada);

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o documento do carro que descreve as suas características. Nele, constam informações como o número do chassi e da placa, o tipo de combustível, ano, cor e modelo. Ele deve ser alterado sempre que houver alguma modificação, como a de cor.

Com a restrição incluída no sistema do Detran.SP (bloqueio administrativo) e após o prazo legal para a transferência de propriedade, se o novo proprietário for abordado em fiscalização de trânsito, incorrerá em infração de natureza média, multa e poderá ter o veículo removido (art. 233 do CTB). Aviso importante!

Conheça os 3 tipos de restrições de veículos!

  1. 1 – Restrição Financeira. Acontece quando há um financiamento ativo, ou seja, o veículo está registrado no Sistema Nacional de Gravames (SNG). ...
  2. 2 – Restrição Administrativa. ...
  3. 3 – Restrição Judicial.

O pedido de retirada de restrição administrativa é um serviço gratuito. O prazo para finalizar o serviço é o dia em que ocorrer a entrega do requerimento e da documentação na CIRETRAN ou no PAV. Mas fique atento quanto aos custos de transferência de veículo.

A observação A é relativa à necessidade de uso de lentes corretivas, como óculos, para dirigir. Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

Ele acrescenta que se no final do exame o candidato for considerado apto com restrição, significa que ela poderá dirigir, desde que faça as adaptações necessárias.

Para tanto, o interessado deverá solicitar a alteração por meio do serviço de Renovação da CNH (exceto Renovação Online), uma vez que a realização do exame médico exigida para a retirada da restrição implicará a renovação da validade do documento de habilitação (até 10 anos, definida pelo exame médico e conforme a ...

Quando aparece sinistro no documento? A sinalização de “sinistro recuperado” aparece no documento do veículo quando este sofre um evento de sinistro, de modo a ter os componentes mecânicos e estruturais danificados. Há a substituição dos equipamentos de segurança especificados pelo fabricante.

Para fazer o desbloqueio do sinistro de carro é preciso fazer o pedido no Detran de registro do veículo. Para isso, é necessário preencher o requerimento que fica disponível no portal do Detran.

Como vimos, existem dois tipos de sinistro: o sinistro com perda parcial e o sinistro com perda total.

O que pode acontecer caso o comprador não transfira o veículo no prazo estipulado pelo Detran? Caso o atual proprietário não realize a transferência dentro do prazo estipulado, será autuado por uma infração grave, totalizando cinco pontos na CNH, e multa pecuniária de R$195,23, conforme art. 233 do CTB.

Transferência de propriedade
Com a mudança, o novo proprietário do veículo que deixar de efetuar o registro no prazo de 30 dias incorrerá em infração média, com multa de R$ 130,16 e a remoção do veículo.