O que é oblato redentorista?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Os Oblatos Redentoristas são pessoas que conhecem a Congregação do Santíssimo Redentor e colaboram, de alguma forma, com sua missão. São escolhidos para serem oblatos leigos, leigas, casados, solteiros, padres diocesanos, religiosas de outras congregações e até bispos.

Somente no Brasil, são 620 padres, o que representa 12% do total da presença Redentorista no mundo. Para o Missionário Redentorista padre Inácio Medeiros, C.

Por este Sacramento ele irá presidir a Eucaristia (consagrando pão e vinho), em nome da Igreja nos dará a absolvição dos pecados e ungirá os doentes. Aqui está a diferença entre o Padre e o Irmão. Por opção, o Irmão Missionário Redentorista, não recebe este Sacramento.

A Côngrua dos Sacerdotes e dos Bispos é de dois a três salários mínimos nacionais, a critério do Conselho de Presbíteros.

O convento Missionários Redentorista, onde ele morava, fica dentro do Santuário Nacional e serve de moradia para os sacerdotes e missionários. Ao todo, 34 padres vivem no local.

Santo Afonso Maria de Ligório

BREVE HISTÓRIA DOS REDENTORISTAS
Santo Afonso Maria de Ligório fundou em 1732 no sul da Itália a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada Congregação dos Redentoristas.

Existem 4 estilos (categorias) de carisma: foco, visionário, gentileza e autoridade.

Muitas pessoas perguntam o que significa “C. Ss. R.”. É a sigla de “Congregação do Santíssimo Redentor” (Congregatio Sanctissimi Redemptoris), a família Redentorista.

O hábito redentorista é um sinal claro de consagração e serviço de um missionário. Para os vocacionados e formandos, representa também um ideal de vida. Muitos sonham com o momento em que usarão finalmente a vestimenta.

No Brasil, segundo a entidade, existem cerca de 7.000 padres casados.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim, o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.

Cardeal

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.

Diferente dos padres, as freiras dificilmente recebem salários.

Continuar lendo