O que é objeto do conhecimento no plano de aula?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

Escuta atenta (EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

Devem ser viáveis: Os objetivos devem ser viáveis dentro da realidade de tempo e materiais disponíveis. Devem ser específicos: Eles precisam apontar, claramente, o que deve ser alcançado ao final da aula, para nortear todo o restante do planejamento da aula.

São elas:

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

A habilidade EF12EF01 consiste em: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

A habilidade EF02LP02 consiste em: Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

LEITURA/ ESCUTA:
Estratégia de leitura Compreensão (BNCC – EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (BNCC – EF35LP04)Inferir informações implícitas nos textos lidos. (BNCC – EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

São elas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e Estatística.

Uma bola, um caderno ou mesmo um brinco pode ser um objeto, posto que são elementos palpáveis e sobre os quais uma pessoa pode manter o seu foco. De igual modo, uma espada que esteja presa numa rocha é também um objeto.

Logo, e-books, imagens digitais, podcasts, vídeos on-line, portais de conteúdo, simulações, softwares, jogos digitais, entre outros, são todos exemplos de objetos de aprendizagem, desde que tenham potencial para trabalhar na apropriação de conceitos.

Ao iniciar um projeto de construção de objetos de aprendizagem, é preciso primeiramente organizar-se levando em consideração algumas peculiaridades, a saber: a) Para quem se destina (nível de ensino, série); b) Que conteúdo será estudado através dele; c) Onde será utilizado (será para aulas à distância ou para aulas ...

O conhecimento é formado por 3 elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento; o objeto (ou cognoscível): o quê ou aquilo que se pode conhecer; a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

Estabelece-se, pois, uma relação entre o sujeito – que é aquele que conhece – e o objeto – que é aquilo a ser conhecido -. Ao longo da história, as pessoas construíram muitas formas de conhecimento, como uma forma de dar sentido à própria vida e transmitir informações necessárias para sobrevivência da espécie.

A habilidade EF69LP55 consiste em: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Concluir; descrever; distinguir; deduzir; demonstrar; discutir; explicar; identificar; ilustrar; inferir; interpretar; localizar – relatar; revisar.