O que é obedecer aos pais?

Perguntado por: smoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

E obedecer aos pais não é somente obedecer às ordens, mas é preciso honrar o pai e a mãe. E honrar significa que você deve demonstrar amor, cuidado, respeito e isso vai trazer frutos maravilhosos para a sua vida.

Demonstre gratidão.

  1. Fale isso diretamente a eles. A forma mais fácil de mostrar gratidão é agradecer os seus pais pelo que eles são e fazem.
  2. Use gestos pequenos, mas importantes. Por exemplo: limpe a cozinha depois do jantar ou tire o lixo sem que alguém tenha que pedir. ...
  3. Elogie seus pais sobre algo que eles fazem bem.

Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo.

Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém. Esta expressão é utilizada para qualificar a condição de quem está disposto a obedecer.

Que ou quem é submisso, humilde, dócil.

"Obediência boa é aquela que a criança obedece e sabe o porquê". Para que isso aconteça, é necessário que os pais sejam muito convictos de seus valores, demonstrem certeza, força e segurança naquilo que acreditam. Além disso, devem fazer isso sempre de forma respeitosa, nunca enfurecida e nem frágil.

Qual é a diferença entre ter um filho obediente e um cooperativo? De acordo com a disciplina positiva, educar uma criança com base na obediência significa não a envolver no processo. Ao contrário: é tomar decisões por ela, sem levar em consideração os sentimentos e as necessidades da criança.

A obediência é uma atitude responsável de colaboração e participação para as boas relações, como a convivência e os trabalhos produtivos. A ação de obedecer é aquela em que se acatam normas, ordens, regras e comportamentos.

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

A obediência é uma virtude moral (que se conquista pela repetição, gerando um hábito) e sobrenatural (e também a adquirimos pela ajuda da graça de Deus), que nos inclina a submetermos nossa vontade à dos superiores legítimos, enquanto são representantes de Deus.

Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.”

Os Obedientes Ganham a Vida Eterna
“Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. Grande será sua recompensa e eterna sua glória.

Resposta verificada por especialistas
Normalmente, a obediência aos pais é algo que está relacionado à forma como a criança foi criada. Na prática, o meio em que a criança vive também pode influenciar diretamente na resposta da pergunta.

O quinto mandamento é muitas vezes chamado de primeiro mandamento com promessa. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12.)